Laboratórios

Laboratórios do PPGEE

RFWild: O laboratório RFWild se consacra à pesquisa e desenvolvimento de circuitos RF. O laboratório oferece infraestrutura de software (CADENCE, ADS) e de hardware (Micromanipuladora, PNA-X 4 portas, analisador de sinal, fonte de ruído, etc) para o projeto e caracterização de circuitos integrados (CIs) RF. Participamos sistematicamente de programas multi-usuários de fabricação de CIs, e desde 2012 demonstramos vários CIs RF. Temos uma formação sólida na área de caracterização e modelagem de dispositivos semicondutores, e nossa expertise é usada para melhorarmos a Figura de Mérito dos circuitos que projetamos. Para mais informações, visitem nosso website: www.cear.ufpb.br/rfwild http://rfwild.vhost.ifpb.edu.br.

LOSE: O LOSE é um laboratório de pesquisa, que se diferencia por trabalhar em estudo e desenvolvimento de estratégias: de acionamento de máquinas elétricas, de conversores estáticos; de controle aplicados a geração distribuída e acumuladores conectados a rede elétrica. Dessa forma, trabalha nas linhas de eletrônica de potência, máquinas elétricas, fontes renováveis de energia, com enfoque em solar e eólica, e redes elétricas inteligentes. Além disso, conta com 5 pesquisadores doutores atuando na UFPB, além de colaboradores nacionais e internacionais.

LaSEA: O Laboratório de Sistemas e Estruturas Ativas – LaSEA foi idealizado pelo professor Cícero da Rocha Souto – DEE e iniciou no ano de 2010 com o propósito de desenvolver pesquisas científicas que se relacionem com sistemas e/ou estruturas ativas generalizadas. Os sistemas podem ser considerados como sendo desde um elemento na sua forma macro da matéria até um dispositivo funcional como um sensor ou atuador.  As estruturas ativas podem ser consideradas como elementos que sejam dotados de alguma “inteligência” e que possuam a capacidade de reagirem quando estimulados. O LaSEA tem um caráter multidisciplinar porque envolve pesquisas relacionadas com a Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia de Matérias. Entretanto, seu foco principal está nas pesquisas relacionadas com a Engenharia Elétrica por se tratar de sistemas ativos excitados ou captados por estímulos elétricos. Em geral são utilizados nas pesquisas no LaSEA materiais e dispositivos que ao serem estimulados externamente reagem devolvendo a energia absorvida em outro tipo de energia.  Esse comportamento, normalmente intrínseco ao material, pode ser visto, por exemplo, em materiais piezoelétricos e materiais com memória de forma. Por esse motivo as pesquisas normalmente são motivadas por aplicações práticas possibilitando a inserção em várias áreas da engenharia. Dentre as pesquisas em andamento podem ser destacadas as da linha de geração de energia elétrica utilizando materiais piezoelétricos; as da linha de desenvolvimento e caracterização de sensores e atuadores piezoelétrico e com materiais com memória de forma; as da linha de reabilitação humana com atuadores inteligentes; as da linha de desenvolvimento e caracterização de motores elétricos e termoelétricos utilizando materiais especiais.

Microengenharia: O Laboratório de Microengenharia tem como objetivo principal ser um espaço para interessados na realização de pesquisa básica e aplicada em suas linhas de atuação, disponibilizando equipamentos, componentes eletrônicos, corpo técnico, e ambiente adequado para a pesquisa. Considerando este objetivo, as repercussões científicas e tecnológicas da produção do laboratório são tanto em publicações de artigos científicos quanto em inovação e depósitos de patentes. As linhas de atuação principais do Laboratório de Microengenharia são em sistemas eletrônicos autônomos, abrangendo desde a alimentação de dispositivos microeletrônicos por meio de colheita de energia (Energy Harvesting) até o pleno desenvolvimento de sistemas eletrônicos complexos baseados em circuitos integrados off-the-shelf. Particularmente, desenvolve aplicações na linha de Redes de Sensores Sem Fio, Internet das Coisas (IoT) e LP-WAN, atualmente LoRaWAN, com foco em sistemas de monitoramento ambiental, poluição e em Smart Cities. O Laboratório de Microengenharia é um dos laboratórios associados ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Sistemas Micro e Nanoeletrônicos, INCT NAMITEC.

    Através da atuação dos pesquisadores e estudantes de IC, mestrado e doutorado, com bolsas pagas pelo NAMITEC, o Laboratório de Microengenharia foi dotado de diversos instrumentos e equipamentos para realização de suas pesquisas. Além disso, o laboratório também foi custeado por diversos outros projetos de pesquisas fomentados pelo CNPq, FAPESQ-PB e CAPES possibilitando o desenvolvimento de pesquisas tecnológicas assim como pesquisas científicas. Com respeito à formação de recursos humanos, no Laboratório de Microengenharia, nestes últimos 4 anos, foram defendidas 8 dissertações de mestrado pelo PPGEE/UFPB, 2 teses de doutorado (em conjunto com a UFCG) e 3 estudos de pós-doutorado, além de trabalhos de iniciação científica e de iniciação tecnológica.