Defesa de Exame de Pré-Banca de Mestrado de SAMARA RUTHIELLE DA SILVA

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica/CEAR convida a todos para a defesa de Exame de Pré-Banca de Mestrado intitulada  Análise de Propagação de uma Rede Sem Fio LoRa em Área de Mata Atlântica , que será apresentada pela mestranda SAMARA RUTHIELLE DA SILVA, no dia 27 de fevereiro de 2024, às 14h, por videoconferência (https://meet.google.com/gab-zyeo-wys).
Banca Examinadora:
Prof. Fabrício Braga Soares de Carvalho  –   Presidente – PPGEE/UFPB
Prof. Cleonilson Protásio de Souza – Examinador Interno  –   PPGEE/UFPB
Prof. Waslon Terllizzie Araújo Lopes –  Examinador Externo – DEE/UFPB
Prof. Felipe Pinheiro Correia  –   Examinador Externo / IF-Sertão Pernambucano
Resumo
Ao longo dos anos, o contínuo avanço tecnológico global tem tornado o uso de dispositivos tecnológicos cada vez mais frequente e essencial no cotidiano. Com o surgimento de novas tecnologias, surgem também novas necessidades. A Internet das Coisas (Internet of Things – IoT) é definida como a interconexão entre objetos físicos, o usuário e a internet, com o propósito de facilitar tarefas diárias, como a medição, monitoramento e controle remoto de equipamentos. Entre os protocolos de comunicação sem fio adotados em sistemas de monitoramento, o protocolo LoRa (Long Range) tem ganhado destaque, pois possibilita aplicações com amplo alcance, baixa taxa de transmissão de dados e consumo reduzido de energia. Diante dessa tendência, este trabalho visa explorar a tecnologia LoRa para monitorar uma área de Mata Atlântica na Universidade Federal da Paraíba, por meio de uma rede de sensores sem fio. Além disso, como parte da validação da rede em implementação, propõe-se a avaliação da propagação eletromagnética dos sinais transmitidos pelos dispositivos LoRa. A tecnologia LoRa se destaca como uma solução promissora, pois viabiliza a transmissão de dados em longas distâncias sem necessitar de uma infraestrutura de telecomunicações complexa. Desta forma, foi iniciada a implementação de uma rede LoRa para monitorar diversos parâmetros no Campus I da Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa. Os resultados deste trabalho contribuirão para a concepção de um Campus Inteligente.
Posted in DEFESAS E APRESENTAÇÕES.