Notícias
UFPB apresenta avanços em evento que marca um ano da gestão Terezinha e Mônica

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizou, na manhã desta segunda-feira (17), no auditório da Reitoria, a celebração de um ano da gestão da reitora Terezinha Domiciano e da vice-reitora Mônica Nóbrega. O evento reuniu a comunidade acadêmica para apresentação dos principais resultados do período, com destaque para avanços institucionais em áreas como democracia interna, governança e transparência, assistência estudantil, ensino, pesquisa, extensão, sustentabilidade e obras estruturantes.

A celebração, que foi aberta pela apresentação do Sexteto Sanhauá, grupo vinculado ao Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), contou com a participação do Ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho. Ele elogiou a proatividade das gestoras em buscar com frequência recursos e parcerias em Brasília e discutiu possíveis cooperações entre o ministério e a UFPB, como iniciativas para incrementar a qualidade do wi-fi nos campi e também a participação da universidade no programa Computadores para Inclusão, ação do ministério que restaura computadores que iriam para o descarte e depois os doa para políticas de inclusão digital. “Há um desejo do governo federal de aumentar a autonomia universitária e aumentar o processo de inclusão”, destacou o ministro.

A apresentação dos avanços do primeiro ano de gestão foi feita em conversa conduzida pela professora do curso de Jornalismo da UFPB Agda Aquino. No balanço apresentado, Terezinha e Mônica destacaram o fortalecimento das instâncias democráticas, incluindo a reativação de conselhos e fóruns, abertura das redes sociais para comentários, realização de audiências públicas e criação de novas comissões participativas.

Também foram evidenciados avanços em governança e transparência, como a criação do Repositório Institucional da Pós-Graduação, implantação do SiGOV e disponibilização de novos painéis públicos de dados. “A reunião e a organização de dados é um desafio que temos levado muito a sério na gestão, não só para fins de eficiência para que os gestores tomem melhores decisões, mas também de transparência”, afirmou Mônica Nóbrega.

A gestão apresentou ainda resultados na retomada de obras e investimentos, com execução de mais de R$23 milhões em emendas parlamentares, reativação de plataformas acessíveis e montagem de novos laboratórios.

Na área de ensino, foram ressaltadas melhorias nos conceitos de curso, a regularização do calendário acadêmico, a criação de novos cursos de graduação e a ampliação de programas de qualificação docente e discente. O relatório também apontou o aumento da captação de recursos para pesquisa, extensão e inovação, além da aprovação de bolsas adicionais de iniciação científica e da duplicação do número de bolsas de mestrado e doutorado obtidas via chamada institucional.
Outro eixo enfatizado foram as ações de segurança e sustentabilidade, como economia de energia e água, projetos de combate a incêndio e ampliação de postos de vigilância.
Em assistência estudantil, por sua vez, a gestão comemorou a ampliação de restaurantes universitários, aumento de auxílios, melhorias nas residências e inclusão da pós-graduação nas políticas estudantis. “Promover a inclusão de alunos em situação de vulnerabilidade social é uma prioridade de nossa gestão”, afirmou a vice-reitora Mônica Nóbrega.

Ao final da cerimônia, Terezinha e Mônica receberam uma placa comemorativa entregue pela servidora técnico-administrativa Luciana Bárcia e pela docente Bagnólia Araújo, em nome da comunidade acadêmica.

Emendas parlamentares
A programação contou ainda com a participação dos deputados federais Luiz Couto, Damião Feliciano e Ruy Carneiro, que destinaram emendas parlamentares à UFPB, além de agradecimentos a outros parlamentares que também contribuíram com recursos para a instituição, como os deputados federais Hugo Motta, Murilo Galdino, Mersinho Lucena e Romero Rodrigues, o senador Efraim Morais Filho e o deputado estadual George Morais. A gestão destacou ainda a parceria com o Governo da Paraíba, e com a Prefeitura Municipal de João Pessoa, representada no evento pelo vice-prefeito Leo Bezerra.

“Ninguém faz nada sozinho, então é importante reconhecer as pessoas e instituições que têm contribuído com os avanços na gestão”, disse a reitora Terezinha Domiciano, destacando também que há uma plataforma desenvolvida pela UFPB que permite o acompanhamento da utilização dos recursos recebidos via emenda parlamentar.
Veja a apresentação com os resultados apresentados aqui.
Veja aqui a galeria com fotos e vídeos.
