Programa Move La América
Programa Move La América (CAPES/UFPB)
Objetivo
O Programa Move La América tem como objetivo complementar os esforços de internacionalização das Instituições de Ensino Superior brasileiras por meio da atração de discentes vinculados a instituições de ensino e pesquisa estrangeiras da América Latina e Caribe, permitindo-se o fortalecimento dos Programas de Pós-Graduação (PPG) e a criação de um ambiente institucional internacional.
O Programa concederá bolsas para estudantes de Mestrado ou Doutorado vinculados a instituições de ensino e pesquisa estrangeiras da América Latina e Caribe, nas modalidades mestrado e doutorado sanduíche no Brasil com vistas a realizarem estágio, pesquisas, atividades de extensão e, eventualmente, cursarem disciplinas em Programas de Pós-Graduação (PPG) de Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, Institutos Federais ou Institutos de Pesquisa, sempre em áreas relacionadas à sua área de atuação.
Objetivos específicos
I - complementar os esforços de internacionlização das IES brasileiras por meio da atração de discentes estrangeiros, permitindo o fortalecimento dos PPGs e a criação de um ambiente institucional internacional;
II - estimular iniciativas de internacionalização das Instituições de Ensino Superior brasileiras;
III - apoiar a criação e o fortalecimento de programas de cooperação e de intercâmbio entre Instituições de Ensino Superior do Brasil e do exterior;
IV - incentivar a criação de parcerias e o início ou consolidação de redes internacionais de pesquisa;
V - ampliar o nível de colaboração e de publicações conjuntas entre a comunidade acadêmica que atua no Brasil e no exterior;
VI - proporcionar maior visibilidade internacional à produção científica, tecnológica e cultural brasileira; e
VII- permitir o contato dos discentes e docentes brasileiros com pesquisadores atuantes no exterior.
Participação
O Programa Move La América será implementado por meio da publicação de editais que definirão os requisitos para a concessão, cronograma da seleção, itens financiáveis, obrigações das partes e demais elementos necessários à realização da ação.
Modalidades de bolsas
-
Doutorado Sanduíche no Brasil
-
Mestrado Sanduíche no Brasil
Benefícios
-
Mensalidade
-
Auxílio deslocamento
-
Auxílio instalação
-
Auxílio seguro-saúde
Programa Move La América (CAPES/UFPB/PPGAVE)
O Programa de Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação (PPGAVE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) e da Agência UFPB de Cooperação Internacional (ACI/UFPB), recebeu, no dia 17 de março, o estudante argentino Ignacio Mazzeo. Especialista em Avaliação e Docência no Ensino Superior pela Universidad Nacional de Tres de Febrero e graduado em Letras pela Universidad de Buenos Aires, Mazzeo é um dos participantes do programa “Move La América”. Nos próximos meses, ele vai se integrar ao ambiente acadêmico do PPGAVE-UFPB, contribuindo para o processo de internacionalização da instituição. Nesse período, ele contará com a coorientação da professora Ana Paula Pontes, coordenadora do PPGAVE. O Move La América é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e visa promover a mobilidade acadêmica entre países da América Latina.