Projetos
POLÍTICAS EDUCACIONAIS NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR: GESTÃO, PRÁTICAS E SEUS SUJEITOS
Descrição: Este projeto tem como base a investigação acerca dos políticas educacionais desenvolvidas no âmbito das instituições públicas de ensino superior, considerando dimensões da gestão, práticas e seus sujeitos, dentre outras, partindo do seguinte problema de pesquisa: Que políticas educacionais são desenvolvidas em diferentes instituições públicas de ensino superior, considerando áreas, processos, resultados e sujeitos envolvidos? Tem como objetivo geral: Contribuir com estudos teóricos e empíricos que se debruçam sobre as políticas educacionais desenvolvidas em instituições públicas de ensino superior, considerando diferentes objetos, recortes teóricos, metodológicos, analíticos e temáticos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (6) .
Integrantes: Ana Paula Furtado Soares Pontes - Coordenador / Mariana Lins de Oliveira - Integrante / KATIA FÉLIX DA SILVA - Integrante / ANNA PAULA DIONISIO RAMOS - Integrante / José de Miranda Freire Júnior - Integrante / Ubiratan Santos de Carvalho - Integrante / Walter Luiz Rocha da Fonseca Júnior - Integrante / Gutemberg de LIma Davi - Integrante / Helton Silva Barbosa Costa - Integrante / Leylane Renata Santos de Arruda - Integrante / Sidny Janaina Pedrosa - Integrante / Amanda Santos Lima da Cunha - Integrante.
GESTÃO, INTERNACIONALIZAÇÃO, AVALIAÇÃO E FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado profissional: (6) / Doutorado: (0) .
Integrantes: José Jassuipe da Silva Morais - Coordenador / António Gomes Alves Ferreira - Integrante / Rooney Figueiredo Pinto - Integrante / Pascoal Diogo Albuquerque - Integrante / Hirla Carla Lima Amorim - Integrante / Denize Barreto Rocha - Integrante / Rosane Padilha da Cruz - Integrante / Helena Lima de Moura - Integrante / Midore Yasmin Santos Hipolito - Integrante / NATHALI DE OLIVEIRA COSTA - Integrante.
ACESSO, PERMANÊNCIA E EVASÃO: INDICADORES DE ANÁLISE NO CENTRO DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
Descrição: O projeto de pesquisa em tela apresenta como escopo central a criação de um sistema de indicadores de dados de acesso, permanência e evasão dos cursos de graduação do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba, no período de 2020 a 2024. O produto deve instrumentalizar chefias departamentais e coordenadores de curso na gestão e acompanhamento dos cursos de graduação da Unidade. A grave crise sanitária desencadeada pela Pandemia da Covid 19, estabeleceu, provisórias adaptações na oferta dos componentes curriculares. O prolongamento da modalidade do ensino remoto, a oferta de semestre suplementares (não obrigatórios), a dificuldade de adaptação dos estudantes, a carência de infraestutura e equipamentos, além de outros aspectos (sociais, econômicos, psicoemocionais) sinalizam para alterações no quadro de permanência e evasão dos estudantes do respectivo Centro de Ensino. A recente retomada das atividades presenciais, concomitante a manutenção de atividades remotas, configura um novo cenário, cujas características e repercussões merecem uma investigação. A construção dos indicadores de análise deve constituir como etapa preliminar para o ?Observatório Acadêmico do/a Estudante de Graduação do Centro de Educação?, cuja finalidade é o acompanhamento da trajetória acadêmica dos estudantes. O Observatório, além da dimensão da pesquisa e da produção do conhecimento, constituirá numa ferramenta importante para diretores e coordenadores dos cursos de graduação, referenciando decisões relacionadas ao planejamento, gestão e avaliação. A crise pandêmica aprofundou os desafios impostos às políticas de acesso e permanência nas universidades públicas no Brasil, em que o cenário de incertezas quanto ao retorno à normalidade reforça a importância de estudos e ações delimitadas neste projeto que conta com professores/pesquisadores com vasta experiência e produção no campo das políticas de ensino superior, que envolve, dentre outros aspectos, a seleção e a análise de indicadores de acesso, evasão e sucesso acadêmico, como influência direta no financiamento do estudante.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Edineide Jezine - Integrante / Edineide Jezini Mesquita Araujo - Coordenador / RHOBERTA SANTANA DE ARAUJO - Integrante / Uyguaciara V.Castelo Branco - Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal da Paraíba - Bolsa.
ACESSO, PERMANÊNCIA E EVASÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: POLÍTICAS E PRÁTICAS NAS INSTITUIÇÕES E TRAJETÓRIAS
Descrição: Trata-se da investigar acerca dos processos de acesso, permanência e evasão na educação superior, bem como as políticas, práticas e trajetórias de estudantes, considerando o contexto da expansão pós-LDB n 9394/96, considerada um marco para a expansão, flexibilização e diversificação do sistema de educação superior. A expansão associada às políticas de inclusão social, seja no setor público ou privado, revela diferenças em suas políticas, materialidade e perfil socioeconômico educacional dos sujeitos ingressos. Todavia, ao considerar a diversidade institucional, o fenômeno da evasão tem se consolidado no sistema, afetando a ampliação dos processos democráticos de acesso e permanência, situação que se agrava no contexto da pandemia do COVID-19 e conduz ao questionamento: Quais as desigualdades sociais e educacionais que se apresentam a partir do fenômeno da evasão na educação superior? Na perspectiva de apreender as dinâmicas do processo de acesso, permanência e evasão, o projeto se estrutura em três dimensões, a saber: 1. Políticas de expansão e acesso na interface com os processos de evasão e permanência nos setores públicos e privados - criação de um sistema de consulta de dados, por regiões, georreferenciado acerca de indicadores da expansão, acesso e permanência; 2. Práticas institucionais de inclusão social para a promoção da permanência no campo da diversidade étnica e sociocultural - implementação de Sistema de Alerta, em que busca a previsibilidade de sujeitos em prospecção à evasão; 3. Os sujeitos da evasão e permanência no campo da diversidade cultural e da dinâmica interna dos cursos - trajetórias de sujeitos advindos de escola pública e/ou com as marcas das diferenças. No campo metodológico, adota-se a base dos microdados do Censo da Educação Superior (INEP) e a construção de um sistema de consulta sobre os indicadores da Educação Superior por regiões, a fim de constituir um campo de informações científicas de livre acesso.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (10) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (8) .
Integrantes: Edineide Jezine - Integrante / Edineide Jezini Mesquita Araujo - Coordenador / Francesc Jesus Hernadez - Integrante / Uyguaciara Veloso Castelo Branco - Integrante / Carina Elisabeth Maciel - Integrante / Jislayne Fidelis Felinto - Integrante / Maria da Salete Barboza de Farias - Integrante / KKamilla Maria de Sousa Castro - Integrante / Maria Elizete Guimarães Carvalho - Integrante / Danielle Xabregas Pamplona Nogueira - Integrante / EUGENIA PORTELA DE SIQUEIRA - Integrante / Fernando Cezar Vieira Malange - Integrante / Jorge Dias - Integrante / Cassiano Caon Amorim - Integrante / ANA MARIA DE ALBUQUERQUE MOREIRA - Integrante / Rhoberta Santana Araujo - Integrante / Ana Luiza Andrade Barbosa do Nascimento - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Cooperação.
TÍTULO: GESTÃO, AVALIAÇÃO E FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO
Para esta investigação, foi estabelecido como objetivo geral: Compreender a gestão pública voltada para educação no âmbito da avaliação e do financiamento da educação superior, como também, o controle patrimonial, a alienação de bens na administração pública e a auditoria nas IFES. De forma específica, pretendemos: 1) Analisar discursos sobre financiamento da educação e transporte escolar; 2) Relacionar as reformas da educação superior; 3) Identificar as soluções para a alienação de bens na administração pública.
Financiador: Não existem financiadores associadas ao projeto de pesquisa
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado profissional: (3).
Equipe: José Jassuipe da Silva Morais - Coordenador / Gabriela de Carvalho Leite - Integrante / Camila Martins de Freitas - Integrante / MYLEID RAFAELE DE LUCENA - Integrante.
JUVENTUDES E EDUCAÇÃO: ATRAVESSAMENTOS NAS PESQUISAS DE PÓS-GRADUAÇÃO NO NORDESTE
Descrição: Nossa pesquisa está inserida no campo da educação, mais especificamente, nos tópicos especiais de educação. Nosso objetivo consiste na realização de um mapeamento que indique como as temáticas das juventudes e suas relações com a educação, vêm sendo abordadas em dissertações de mestrado e teses de doutorado, como também em projetos de pesquisa realizadas por professores/as, no âmbito das Pós-Graduações em Educação (PPGEs) nas universidades federais do nordeste. Nosso mapeamento deve abordar os estudos realizados entre os anos de 2017 e 2022. Nossa intenção é contribuir, ampliar e fomentar o lugar dos estudos de juventude no campo educacional. Nos inspiramos em trabalhos desenvolvidos por especialistas da área (DAYRELL, 2003; GROPPO, 2006; SPOSITO, 2009 e outros), especialmente em uma coletânea organizada por Marília Sposito (2009) que trata do Estado da Arte sobre juventude na pós-graduação brasileira: Educação, Ciências Sociais e Serviço Social, com recorte temporal entre os anos de 1999 a 2006. Nosso foco contudo, será nas produções advindas dos Programas de Pós Graduação em Educação, das Universidades Federais da Paraíba (UFPB), Pernambuco (UFPE), Rio Grande do Norte (UFRN) e Alagoas (UFAL).Os jovens e suas manifestações de ser e estar no mundo da vida na vida os jovens estudantes, as juventudes dos movimentos sociais e dos coletivos juvenis, os programas voltados para jovens que foram excluídos da escola e outras políticas específicas de juventude, ganham espaço no cenário nacional desde a década de 1990 ganhando ainda maior força e visibilidade nos anos 2000 (SILVA SILVA, 2011; SPOSITO CARRANO, 2003). Assim, cria-se um certo consenso entre os intelectuais e os formuladores de políticas públicas, de que é preciso pensar as juventudes como um grupo populacional que carrega suas peculiaridades, ou seja, como sujeitos sociais e culturais que não são mais crianças, não devem ser confundidos com os adolescentes, mas ainda não são considerados adultos. São marcos deste movimento, a criação da Secretaria Nacional de Juventude e do Plano Nacional de Juventude, este último, passa então a orientar as ações voltadas para os jovens no Brasil, inclusive, definido como jovens aqueles sujeitos que se encontram entre 15 e 29 anos de idade. Assim, nosso objetivo geral de pesquisa se configura na arte de mapear e analisar como as categorias juventudes e educação têm atravessado as dissertações de mestrado, teses de doutorado e projetos de pesquisa em Universidades Federais do Nordeste. Mais especificamente, visa: 1) Mapear as dissertações, teses e projetos de pesquisa dos dos PPGEs das Universidades Federais da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Alagoas; 2) Identificar, quantificar e comparar como aparecem as categorias juventudes e educação nos documentos oficiais de conclusão de pesquisa; 3) Identificar temáticas presentes ou emergentes que se relacionam com a categoria juventudes; 4) Problematizar as concepções teóricas e metodológicas sobre juventudes e educação presentes nos discursos e referências encontradas nos documentos. Nossa metodologia trata-se de pesquisa qualitativa, exploratória, nos utilizandos do procedimento de análise documental, com vistas a construir um mapeamento das pesquisas em juventudes e seus processos formativos. Nossa intenção é de captar nuances de como as categorias têm operado, ou não, na pós-graduação em educação.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1).
Integrantes: Mariana Lins de Oliveira - Coordenador / LIDIA REGINA FIGUEIREDO DE OLIVEIRA - Integrante.
TÍTULO: PERMANÊNCIA E EVASÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
O projeto tem como objeto de pesquisa as políticas de educação superior no Brasil, com destaque para a permanência e evasão na Educação superior e sua interface com o ensino médio público como um dos fatores que pode contribuir com a permanência e a evasão na educação superior. Propõe-se compreender quais os fatores estão relacionados ao processo de permanência e de evasão de estudantes da educação superior pública dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraíba. Utiliza-se de abordagens quantitativas e qualitativas, incluindo, levantamento e análise de fontes documentais e dispositivos legais, dados estatísticos nacionais, regionais e estaduais. Os resultados visam fornecer maior visibilidade sobre a educação superior na região e nos Estados, ampliando a produção de conhecimento na área e subsidiando as escolas de ensino médio com informações e proposições para o desenvolvimento de ações que favoreçam o acesso à educação superior bem como subsidiar as políticas institucionais com vistas ao acolhimento do estudante da escola pública.
Financiador: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 16 / Número de orientações: 3
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1).
Equipe: Edineide Jezine - Integrante / Edineide Jezini Mesquita Araujo - Integrante / Maria da Salete Barboza de Farias - Integrante / Tereza Christina Mertens Aguiar Veloso - Coordenador / Uyguaciara Veloso Castelo Branco - Integrante / Geovânia Toscano - Integrante / Carina Elisabeth Maciel - Integrante / Elizeth Gonzaga dos Santos Lima - Integrante / Jislayne Fidelis Felinto - Integrante / Jailson Batista dos Santos - Integrante / Lidiane Ramos da Silva - Integrante / Eugenia Portela de Siqueira Marques - Integrante.