Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Descarte seus resíduos
conteúdo

Pontos de Descarte de Resíduos Eletroeletrônicos

por Emanuel Gomes Soares publicado 28/05/2023 12h41, última modificação 28/05/2023 13h17
Colaboradores: Emanuel Gomes Soares, Manoella Santos Morais
Em João Pessoa, a EMLUR (Empresa Municipal de Limpeza Urbana) e outras entidades oferecem à população pontos de descarte para Resíduos Eletroeletrônicos, incluindo pilhas, lâmpadas e baterias. Esses pontos foram criados com o objetivo de facilitar o descarte correto desses materiais, promovendo a preservação ambiental e evitando danos à saúde pública

Abaixo, você encontrará um mapa com os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) disponíveis na cidade de João Pessoa-PB e Região Metropolitana. Esses PEVs foram mapeados pelo projeto de Extensão TREE e são atualizados periodicamente. Utilize o mapa para localizar o PEV mais próximo de você e faça o descarte adequado de resíduos eletroeletrônicos, contribuindo para a preservação do meio ambiente e para uma cidade mais sustentável. Lembre-se de seguir as orientações de descarte e de verificar os horários de funcionamento para garantir uma visita bem-sucedida.

 

O que são esses Resíduos Eletroeletrônicos?

 

Os Resíduos Eletroeletrônicos (REEs) são um tipo específico de resíduo composto por equipamentos eletroeletrônicos descartados, como computadores, celulares, televisores, eletrodomésticos, pilhas, lâmpadas, entre outros. No Brasil, o descarte inadequado desses resíduos apresenta riscos ambientais e à saúde, devido à presença de substâncias tóxicas em sua composição, como chumbo, mercúrio e cádmio.

Para lidar com o problema, foi estabelecido o Decreto nº 10.240/2020, que regulamenta a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) no que diz respeito aos REEs. Esse decreto define as responsabilidades dos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de produtos eletroeletrônicos no ciclo de vida dos produtos, desde a fabricação até o descarte. De acordo com o decreto, os fabricantes e importadores têm a obrigação de estruturar e implementar sistemas de logística reversa, que são mecanismos para coleta, transporte e destinação final adequada dos REEs. Eles devem estabelecer pontos de coleta e disponibilizar informações claras sobre o descarte correto dos produtos aos consumidores. Além disso, o decreto também estabelece que os órgãos públicos devem promover ações de educação ambiental e conscientização da população sobre a importância do descarte correto dos REEs, incentivando o uso de pontos de coleta específicos.

Alguns desses Pontos de Entrega Voluntária, foram mapeados pelo projeto de Extensão TREE e são atualizados periodicamente. 

 

 

 

A importância de realizar o descarte ambientalmente adequado.

Uma vez descartado inadequadamente esses materiais por serem em sua grande maioria constituídos de metais pesados como: níquel, cádmio, chumbo, zinco e mercúrio, que ao entrar em contato com o solo, os rios, os vegetais e os animais tornam-se tóxicos, além de possuir efeitos bioacumulativos. Esses metais em contato com lençóis freáticos ou com a cadeia alimentar podem causar sérios problemas à saúde, como o câncer. Quando esses materiais são devidamente descartados de forma ambientalmente adequada são transformados e reutilizados novamente na cadeia de produção através do mecanismo da logística reversa. 

No caso de materiais de grande porte, o descarte pode ser realizado através do Alô Limpinho, através do serviço chamado Cata-Treco, nele a EMLUR recolhe diretamente na casa do solicitante em um prazo de em média 10 dias úteis materiais como: móveis, colchões, TV e eletrodomésticos, sobras de móveis, restos de madeiras, sofá, colchão, materiais recicláveis, eletroeletrônicos e eletrodoméstico (de grande porte).

 

Para solicitar o serviço do Cata-Treco e realizar o descarte consciente, basta ligar para o Alô Limpeza 0800 083 2425 / 3214-7628 / 3214-7660, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (exceto feriados), e informar o item que deve ser recolhido, além do endereço com ponto de referência. 


Todo material recolhido passa por uma triagem, na qual os móveis ou eletroeletrônicos em situação de uso são doados. Lembrando que o serviço obedece aos protocolos de segurança como o uso obrigatório de máscara por parte dos servidores e higienização das mãos, do veículo, além do objeto coletado. A orientação à população é colocar o objeto em local de fácil acesso para facilitar o recolhimento, preservando a integridade física da equipe de trabalho da EMLUR e do usuário do serviço.

 

Sobre o Projeto

O TREE é um projeto de extensão da UFPB que tem como objetivo levar conhecimento e conscientização ambiental às escolas, e instituições interessadas em receber as palestras podem entrar em contato por meio das redes sociais do projeto. A iniciativa é importante para conscientizar as novas gerações sobre a importância da reciclagem e do descarte correto dos REEs, contribuindo para a preservação do meio ambiente e a construção de um futuro sustentável.

Instagram

Youtube

Facebook