www.brasil.gov.br
LogoCEAR150

PPGER

Programa de Pós-Graduação em Energias Renováveis

Centro de Energias Alternativas e Renováveis

Universidade Federal da Paraíba

Banca de DEFESA: BARBARA KAROLINE LACERDA ARNAUD

DISCENTE: BARBARA KAROLINE LACERDA ARNAUD
DATA: 30/08/2018
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório do CEAR
TÍTULO: AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE BLOCOS PRÉ-MOLDADOS DE MATERIAL ALCALINAMENTE ATIVADO APLICADO AO TELHADO VERDE
PALAVRAS-CHAVES: Telhado vivo; Sustentabilidade; MAA; Material Alcalinamente ativado.

O PPGER recebe prêmios em trabalhos técnicos no V CONGRESSO BRASILEIRO DE RESÍDUOS SÓLIDOS/ VII ENCONTRO PERNAMBUCANO DE RESÍDUOS SÓLIDOS.

O evento teve como TEMA: Empreendedorismo na Gestão e Inovações no Gerenciamento de Resíduos Sólidos e aconteceu no período de 4 a 6 de setembro de 2018, Recife-PE.

O V Congresso Brasileiro de Resíduos Sólidos aprovou 107 artigos, estes trabalhos representam 46 entidades, dentre universidades e institutos de pesquisa, de diversas partes do país, contabilizando a participação de 17 estados brasileiros. Foram 85 artigos em apresentações orais e 22 apresentações de banners.

Dos 107 trabalhos técnicos selecionados, 7 foram desenvolvidos pelo corpo docente e discente do Programa de Pós-Graduação em Energias Renováveis. Destes artigos, 17 tiveram Menção Honrosa pelo Comitê Técnico-científico do Epersol 2018, sendo 2  do PPGER. 

ANÁLISE AMBIENTAL DO CONSUMO DO RESÍDUO FLORESTAL LENHA EM INDÚSTRIAS DE CERÂMICA VERMELHA NA PARAÍBA” de autoria: Mestrandas Graziela Pinto de Freitas e Ingrid Lelis Ricarte Cavalcanti, Prof. Dr. Luiz Moreira Coelho Junior e Prof. DrRaphael Abrahão.

“GERAÇÃO DE ENERGIA DOS RESÍDUOS DA ARBORIZAÇÃO URBANA DE JOÃO PESSOA-PB” de autoria: Yuri Rommel Vieira Araújo Araújo, Helena Cristina Carvalho Soares, Prof. Dr. Luiz Moreira Coelho Junior e Profa. Drª. Monica Carvalho.

DEFESA DE DISSERTAÇÃO: SARA ALMEIDA DE FIGUEIREDO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 
DISCENTE: SARA ALMEIDA DE FIGUEIREDO
DATA: 24/08/2018
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do CEAR
TÍTULO: ANÁLISE DO POTENCIAL FITORREMEDIADOR E DO PODER CALORÍFICO DA BIOMASSA DAS ESPÉCIES EICHHORNIA CRASSIPES (AGUAPÉ) E PISTIA STRATIOTES (ALFACE D’ÁGUA)
PALAVRAS-CHAVES: biomassa, fitorremediação, briquetes, geração de energia.
PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Fontes Alternativas de Energia



 

EDITAL 06/2018 do PPGER - PROCESSO SELETIVO ÀS VAGAS DE ALUNO ESPECIAL

O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS do CENTRO DE
ENERGIAS ALTERNATIVAS E RENOVÁVEIS torna público que, no período de 13 a 15 de agosto de 2018, estarão abertas as inscrições para alunos especiais nas Disciplinas do segundo semestre de 2018 do curso de Mestrado Acadêmico em Energias Renováveis.

EDITAL 06/2018 do PPGER

Inscrições homologadas