Notícias
Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da UFPB publica editais para Mestrado e Doutorado
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA), publicou dois editais com 10 vagas para a seleção em cursos de Mestrado (Edital nº 01/2025) e Doutorado (Edital nº 02/2025), com ingresso previsto para o segundo semestre letivo de 2025.
Estão sendo ofertadas cinco vagas para cada nível de formação, distribuídas entre as três linhas de pesquisa do programa. Do total de vagas, 20% são destinadas a candidatos(as) autodeclarados(as) negros(as), indígenas, pessoas com deficiência e pertencentes a povos e comunidades tradicionais, conforme a Resolução CONSEPE/UFPB nº 58/2016.
As inscrições para ambos os processos seletivos serão realizadas exclusivamente por meio do SIGAA, no período de 26 de junho a 2 de julho de 2025. Os interessados devem anexar toda a documentação exigida nos editais em formato PDF, incluindo comprovantes acadêmicos, currículo Lattes com documentação comprobatória e, no caso do doutorado, um plano preliminar de tese.
O processo seletivo do mestrado será composto por duas etapas: prova escrita (eliminatória) e análise de currículo (classificatória). Já para o doutorado, a seleção contará com três etapas: análise e defesa do plano preliminar de tese (ambas eliminatórias) e avaliação do currículo (classificatória).
A taxa de inscrição é de R$ 85,93. Há possibilidade de solicitação de isenção da taxa, conforme critérios estabelecidos em cada edital. Candidatos residentes a mais de 300 km de João Pessoa poderão solicitar a realização das etapas presenciais à distância, mediante comprovação de residência e indicação de instituição e docentes supervisores.
O resultado final da seleção será divulgado no dia 8 de agosto de 2025, na página oficial do programa. A matrícula dos(as) aprovados(as) está prevista para o dia 11 de agosto, conforme os editais.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: ppgctaufpb@gmail.com.
* * *
Texto: Lucas Andrade
Foto: Angélica Gouveia
Ascom/UFPB