Notícias
Inscrições para mestrado e doutorado em Ciências das Religiões da UFPB começam nesta sexta (9)
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões (PPGCR), informa que estarão abertas, no período de 9 a 15 de maio de 2025, as inscrições para o processo seletivo dos cursos de mestrado e doutorado, com ingresso previsto para o ano letivo de 2025.
Estão sendo ofertadas 12 vagas para o curso de mestrado e 10 vagas para o curso de doutorado, distribuídas em quatro linhas de pesquisa: Religião, Cultura e Sistemas Simbólicos; Educação e Religião; Espiritualidade e Saúde; Abordagens Filosóficas, Históricas e Fenomenológicas das Religiões.
Em ambas as modalidades, há reserva de vagas destinadas a candidatos autodeclarados negros, indígenas, oriundos de comunidades tradicionais e pessoas com deficiência, conforme a política de ações afirmativas da UFPB. São três vagas reservadas para o mestrado e para o doutorado, duas vagas.
As inscrições serão realizadas exclusivamente por meio do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGAA), até às 23h59 do dia 15 de maio. Os candidatos deverão observar atentamente a documentação exigida no Edital nº 01/2025 do PPGCR. A taxa de inscrição para o processo seletivo é de R$85,93 e a Guia de Recolhimento da União (GRU) será disponibilizada após a conclusão da inscrição no SIGAA.
O processo seletivo compreenderá três etapas, sendo duas eliminatórias e uma classificatória. As etapas eliminatórias são a prova escrita e a avaliação do Plano Preliminar de Dissertação ou Tese. A etapa classificatória consistirá na análise curricular. Será eliminado do certame o candidato que não obtiver nota igual ou superior a 7,0 em qualquer uma das fases eliminatórias.
Informações detalhadas sobre o cronograma, a bibliografia sugerida, as linhas de pesquisa e os critérios de avaliação estão disponíveis no site do PPGCR. A divulgação dos resultados de cada etapa será feita exclusivamente no portal eletrônico do programa, conforme as datas estipuladas no edital.