Notícias
UFPB sedia o 26º Encontro Nacional de Estudantes de Arquivologia
Pela segunda vez, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) sedia o Encontro Nacional de Estudantes de Arquivologia (ENEArq), que chega à sua 26ª edição. Neste ano, o evento tem como tema “Entre a Gestão Documental, a Preservação da Memória e suas Tecnologias: o papel do Arquivista”, e será realizado de 20 a 24 de outubro, no Campus I, em João Pessoa.
O encontro reunirá estudantes, docentes e pesquisadores de todas as regiões do país em uma intensa programação que inclui atividades científicas, culturais e esportivas. A abertura oficial, marcada para o Dia do Arquivista (20 de outubro), contará com uma programação especial. Das 14h às 20h, acontece a Feira Cultural Encantos Regionais, no hall do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ/UFPB), com mais de 25 expositores de artesanato, gastronomia e produção local, além de apresentações artísticas. O acesso será livre para a comunidade acadêmica e o público em geral.
A conferência de abertura será realizada no dia 20 de outubro, às 18h, no auditório do CCJ, com o tema “Arquivos, Tecnologia e Sociedade: o Arquivista na Era das Tecnologias Digitais Ubíquas e Pervasivas”. O debate contará com a participação da diretora-geral do Arquivo Nacional, Mónica Lima e Souza, e do professor de Biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Daniel Flores.
A programação científica está organizada em dois eixos temáticos:“Arquivística frente à Era Digital: Inovação, Transformação Profissional e Responsabilidade Social”; e “Arquivos entre Memórias, Patrimônios e Diversidades Culturais na Sociedade Digital”.
Serão apresentados 50 trabalhos que abordam temas centrais da Arquivologia, como Governança Arquivística, Gestão Documental, Preservação Digital, Acesso à Informação e Preservação da Memória, do Patrimônio e da Cultura.
Reconhecido como o maior encontro de estudantes de Arquivologia do Brasil, o ENEArq contará ainda com minicursos, oficinas, mesas-redondas, painéis temáticos e visitas técnicas a instituições arquivísticas, culturais e de memória de João Pessoa, além da tradicional Copa da Arquivologia (COPARQ) e de apresentações culturais.
O evento é promovido pelo Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) e pelo Departamento de Ciência da Informação (DCI) da UFPB. A Comissão Organizadora do 26º ENEArq é composta por estudantes de graduação em Arquivologia da UFPB e da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), além de pós-graduandos em Ciência da Informação e Gestão de Documentos e Governança Arquivística. A iniciativa também conta com o apoio de Centros e Diretórios Acadêmicos de Arquivologia de diversas universidades brasileiras.
O encontro dará visibilidade a experiências relacionadas à memória social e a arquivos comunitários, com destaque para iniciativas de comunidades indígenas, quilombolas e ligas camponesas. O ENEArq se consolida como um espaço privilegiado para o debate sobre a Arquivologia, seus serviços e produtos, promovendo reflexões sobre o fortalecimento da área e sua adaptação às demandas contemporâneas.
As informações completas, inscrições e atualizações da programação estão disponíveis no perfil oficial do evento no Instagram: @enearq.
Sobre o ENEArq
Criado em 1997, o Encontro Nacional de Estudantes de Arquivologia tem papel fundamental na consolidação da área no Brasil, promovendo a troca de saberes, o incentivo à pesquisa e o fortalecimento da comunidade acadêmica e profissional. Em 2025, o evento chega à sua 26ª edição, sendo a segunda vez sediado pela UFPB — a primeira ocorreu em 2014, com o tema “Profissional arquivista: da formação acadêmica às possibilidades de atuação no mercado de trabalho”.