Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB ofertará 60 vagas de mestrado profissional para professores da rede municipal de ensino de João Pessoa
conteúdo

Notícias

UFPB ofertará 60 vagas de mestrado profissional para professores da rede municipal de ensino de João Pessoa

publicado: 19/08/2025 18h02, última modificação: 19/08/2025 18h03
Iniciativa é fruto de um convênio firmado entre a universidade e a prefeitura

UFPB ofertará 60 vagas de mestrado profissional para professores da rede municipal de ensino de João Pessoa

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio de convênio com a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), vai ofertar 60 vagas de mestrado profissional para professores da rede municipal. As vagas, destinadas pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação (PPGAVE),  do Centro de Educação, serão disponibilizadas ao longo de 4 anos, sendo 15 a cada ano. O edital foi lançado hoje e a previsão é que a seleção e o início das aulas da primeira turma se dê ainda este ano. 

O acordo foi assinado em cerimônia na sede da PMJP, que contou com a presença do prefeito Cícero Lucena e da reitora em exercício Mônica Nóbrega. A parceria prevê um investimento de R$ 900 mil por parte da prefeitura, que será usado na aquisição de equipamentos para a estrutura do programa, além de haver concessão de bolsas para os professores orientadores das dissertações.

O objetivo do convênio é capacitar os professores para enfrentar os desafios da área de políticas públicas, gestão e avaliação dos diferentes níveis e modalidades de ensino. A ideia é que os profissionais, a partir da formação recebida na UFPB, passem a utilizar em sua rotina profissional modelos inovadores de gestão. 

Segundo a professora Ana Paula Pontes, coordenadora do PPGAVE, a parceria representa o fortalecimento de uma vocação do Centro de Educação, que é a formação do professor de educação básica. “É um retorno que a UFPB dá à sociedade, contribuindo na qualificação dos educadores”, diz.

* * *
Texto: Hugo Bispo
Foto: Angélica Gouveia/UFPB e Renata Medeiros/PMJP
Ascom/UFPB