Notícias
UFPB lamenta falecimento do professor aposentado Guillermo Campos Pérez
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) manifesta pesar pelo falecimento do professor Guillermo Campos Pérez, ocorrido na madrugada desta quinta-feira, 16 de outubro de 2025, em João Pessoa, após enfrentar um período de tratamento contra um câncer. A cremação ocorreu ainda na tarde de quinta-feira (16).
Natural do Chile, o professor Guillermo chegou ao Brasil em 1979 para integrar o grupo de músicos chilenos que foi fundamental na consolidação da então nascente Escola de Música da UFPB, hoje Departamento de Música (Demus/CCTA). Desde sua chegada, dedicou-se intensamente ao ensino e à formação musical.
Primeiro professor de Viola da UFPB, ingressou oficialmente na universidade em 20 de julho de 1979, onde atuou com entusiasmo e sensibilidade até sua aposentadoria, em 2 de março de 1995. Foi responsável por estruturar o ensino do instrumento na instituição, formando gerações de violistas e contribuindo para o fortalecimento da música erudita na Paraíba.
Além da atuação docente, o professor Guillermo integrou a Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB) como violista e participou da criação da Orquestra Infantil da Paraíba.
Reconhecido como músico talentoso, educador sensível e referência no ensino da Viola, é lembrado por seus alunos e colegas pela gentileza, educação, paciência e cuidado com cada estudante.
O professor Guillermo deixa 03 filhos, netos e 03 bisnetos. A UFPB se solidariza com os familiares, amigos, colegas e ex-alunos expressando as mais sinceras condolências.
João Pessoa, 16 de outubro de 2025
Universidade Federal da Paraíba