Notícias
UFPB e Huawei discutem parceria para formação em Inteligência Artificial
A reitora em exercício, Mônica Nóbrega, e membros da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) se reuniram ontem (13) com representantes da Huawei, empresa multinacional chinesa de equipamentos para redes e telecomunicações. A pauta do encontro foi a discussão de um acordo de cooperação técnica na área de inteligência artificial.
A ideia é que, além da UFPB, participem do projeto a Universidade Federal do Ceará, o Instituto Federal do Ceará e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A parceria é fruto de um acordo de transferência de tecnologia firmado entre a Huawei e o Governo Federal, que prevê a criação de um centro de inovação no Nordeste.
Embora a parceria ainda esteja sendo costurada, são três os principais pilares da proposta: a formação de recursos humanos nas áreas de Computação em Nuvem e Inteligência Artificial, através do programa Huawei AI College; o desenvolvimento conjunto de projetos de inovação em Inteligência Artificial; e a construção de iniciativas de longo prazo focadas na captação de recursos de pesquisa e inovação para promoção de projetos estratégicos e tecnológicos em parcerias com entes estaduais.
Em relação à criação do Huawei AI College, ele contará com três trilhas de formação, voltadas a programadores, gestores ou empreendedores. Os representantes da multinacional explicaram que o foco será o aprendizado através da resolução de problemas práticos, inclusive da própria universidade. A iniciativa também buscará colaborações junto a estados e municípios nordestinos.
O secretário da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior da Paraíba, Claudio Furtado, estava presente e colocou o estado à disposição para, se necessário, viabilizar um espaço físico para a iniciativa.
Na tarde de hoje (14), a comitiva da empresa chinesa visitou o Centro de Informática da UFPB.
As tratativas com as universidades ainda estão em andamento e os detalhes estão sendo discutidos. Ainda não há previsão oficial para a inauguração do Huawei AI College.