Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB é a sexta universidade federal do Brasil com mais interações nas redes sociais, aponta ranking
conteúdo

Notícias

UFPB é a sexta universidade federal do Brasil com mais interações nas redes sociais, aponta ranking

publicado: 11/09/2025 14h08, última modificação: 11/09/2025 14h08
Os dados são do ranking divulgado pela plataforma Social Media Gov

 UFPB é a sexta universidade federal do Brasil com mais interações nas redes sociais, aponta ranking

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) ocupa a sexta posição entre as universidades federais do Brasil em engajamento nas redes sociais no primeiro semestre de 2025, segundo ranking divulgado pela Social Media Gov. A plataforma de inteligência e benchmarking monitora a presença digital de instituições governamentais, universidades e órgãos públicos nas principais redes digitais.

Conforme o levantamento, a UFPB atingiu 425.359 mil interações no primeiro semestre, estando atrás apenas da Universidade Federal de Pernambuco (803 mil), da Universidade Federal de Santa Maria (654 mil), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (604 mil), da Universidade Federal do Ceará (555 mil) e da Universidade Federal de Minas Gerais (507 mil). A UFPB nunca havia sido listada no Top 10 nos rankings anteriores (2023-2024).

A Social Media Gov considera, dentre outras métricas, o volume de curtidas, comentários, compartilhamentos, salvamentos e respostas em postagens em redes sociais. De acordo com a plataforma, sua missão é “fortalecer a comunicação pública com base em dados, evidências e nas melhores referências da área”.

A presença digital da UFPB nas redes sociais é marcada pela atuação no Instagram e Facebook. Possui, ainda, um canal de transmissão no WhatsApp e um perfil no Flickr .

Os conteúdos publicados nas redes sociais visam divulgar os impactos científicos e sociais das ações da UFPB, como resultados de atividades de pesquisa, ensino, extensão e inovação; oportunidades em eventos científicos, cursos; prestação de serviços à comunidade em geral; e divulgação de pautas estratégicas da gestão superior e que ajudam a sociedade a se informar e acompanhar a utilização dos recursos públicos na instituição.

Considerando os dados do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) vigente, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) superou, ainda no primeiro semestre de 2025, a meta prevista para o Índice de Alcance nas Redes Sociais Oficiais. O objetivo estabelecido para o ano era alcançar 1.320.000 pessoas, mas o número chegou a 1.558.574, o que corresponde a 118% da meta estipulada.

Segundo dados das plataformas, de janeiro a junho de 2025 o perfil da UFPB no Facebook obteve 1.3 milhão de visualizações nas publicações, enquanto o perfil do Instagram obteve 19 milhões de visualizações do conteúdo, no mesmo período. 

Os perfis oficiais da UFPB nas redes sociais são gerenciados pela Assessoria de Comunicação da Reitoria da UFPB (Ascom) chefiada por Marcel Vieira Barreto Silva, Assessor de comunicação e docente do Departamento de Comunicação do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA).

O gestor destaca que, ao considerar o perfil enxuto da equipe (apenas sete servidores técnicos) e o foco nas redes sociais de interação (Facebook e Instagram), o resultado representa um grande impacto.

“Além disso, todas as UFs que ficaram à frente da UFPB possuem gestão de outras redes que a UFPB ainda não possui, como LinkedIn e TikTok. Com a chegada, em breve, dos novos servidores técnicos contratados a partir do último concurso, planejamos a entrada nessas redes, sobretudo o TikTok, pela necessidade de ampliarmos o diálogo do o público-alvo da graduação, com idade entre 16 e 24 anos, hoje consumidor assíduo desta plataforma”, afirmou Marcel Vieira.

Além de universidades federais, a plataforma Social Media Gov avalia perfis de instituições dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), em níveis federal, estadual e municipal.

* * *
Texto: Elidiane Poquiviqui
Imagem: Instagram/UFPB e Social Media Gov