Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Simpósio promovido pela UFPB apresenta inovações da química para o dia a dia
conteúdo

Notícias

Simpósio promovido pela UFPB apresenta inovações da química para o dia a dia

Entre as novidades, medicamentos e soluções em energia e meio ambiente
publicado: 08/11/2019 19h31, última modificação: 08/11/2019 19h34
20ª edição do Simpósio Brasileiro de Química começa domingo (10), no Centro de Convenções de João Pessoa. Crédito: Divulgação

20ª edição do Simpósio Brasileiro de Química começa domingo (10), no Centro de Convenções de João Pessoa. Crédito: Divulgação

A 20ª edição do Simpósio Brasileiro de Química (SBQT), promovido pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), apresentará inovações da química para o dia a dia. O evento começa neste domingo (10) e seguirá com atividades até a próxima quinta (14), no Centro de Convenções de João Pessoa, no Polo Turístico - Cabo Branco. Entre as novidades, medicamentos, soluções em energia e meio ambiente.

Em sua primeira edição na Região Nordeste, o evento reunirá cerca de 340 participantes de 67 instituições de ensino e pesquisa brasileiras. Pesquisadores da Áustria, Chile, China, Estados Unidos, França, República Tcheca e Uruguai também já confirmaram presença.

Ao todo, serão 20 palestras com debates e nove com plenárias, 12 comunicações orais, 24 apresentações rápidas e 247 painéis. Os trabalhos abordarão desde o desenvolvimento de métodos e algoritmos até aplicações em diversas áreas da química, biologia e engenharia de materiais.

A palestra de abertura será protagonizada pelo professor Mario Barbatti da Aix, da Marseille University, na França, sobre prospecção, melhoramento e desenho de produtos, propriedades e indicadores de interesse para a saúde. Ele é um dos pesquisadores estrangeiros vinculados ao Programa Institucional de Internacionalização da UFPB.

Para comemorar esta 20ª edição, ocorrerá sessão especial na abertura do evento, que contará com palestra do professor Marco Antônio Chaer do Nascimento, coordenador do 1º SBQT. Na apresentação, ele exibirá a evolução histórica do simpósio e sua relação com o desenvolvimento da química quântica computacional no Brasil.

Outro destaque é o Columbus in, curso itinerante internacional oferecido pelo “pai” do programa Columbus, Hans Lischka, da Texas Tech University, nos EUA. O Columbus in João Pessoa teve início ontem (7) e será concluído neste sábado (9), nas dependências da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da UFPB, no campus I, em João Pessoa.

Informações sobre inscrição e a programação completa do simpósio estão disponível na página oficial do evento.

Ascom/UFPB