Notícias
Relatório da UFPB aponta aumento de casos de covid-19 no Vale do Mamanguape
Um relatório produzido pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) apontou que o Vale do Mamanguape, no Litoral Norte do estado, fechou o ano de 2020 com um número crescente de casos e óbitos de covid-19. Entre maio e dezembro, foram registrados na região 8.562 casos confirmados e 142 óbitos, com crescimento dos índices de contaminação e letalidade no último trimestre. Os dados estão presentes no último relatório de 2020 da Pesquisa de Monitoramento da Pandemia da Covid-19 na territorialidade do Vale do Mamanguape Paraibano, realizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Etnias e Economia Solidária (GEPeeeS), do campus IV.

O número de casos ativos na região, que tinha caído entre setembro e outubro (de 239 para 162), voltou a subir no último trimestre do ano. Em dezembro, foram registrados 275 casos ativos de covid-19, um aumento de 81 casos em relação ao mês anterior. De acordo com o coordenador do grupo da UFPB, Prof. Paulo Palhano, o volume de 28 novos óbitos nos três últimos meses de 2020 assusta. Em outubro, foram sete novos óbitos, outros nove contabilizados em novembro e, fechando o ano, 12 novas mortes em dezembro. Palhano fez uma comparação com o país vizinho Uruguai, que registrou 120 óbitos no período de maio a dezembro de 2020, enquanto o Vale contabilizou 142 mortes.

O professor Paulo Palhano vê com preocupação os possíveis reflexos desse aumento nos primeiros meses de 2021, juntamente com a possibilidade de chegada da nova cepa do vírus da covid-19 no Estado. “Fechamos o ano em ascendência e não sabemos se a nova variante do vírus, que é mais transmissível, já chegou na Paraíba e no Vale do Mamanguape”, explicou o docente, que se mostrou preocupado também com o andamento da imunização da população no Brasil.
O monitoramento da pandemia vem sendo realizado pelos pesquisadores do grupo da Universidade desde maio de 2020, com acompanhamento das ações realizadas pelas 12 prefeituras municipais que compõem o Vale. O relatório final de 2020 já foi repassado para os gestores municipais e contém 15 sugestões pedagógicas para o enfrentamento da pandemia na região.
As propostas incluem, por exemplo, a instalação de barreiras sanitárias em pontos estratégicos das cidades e no acesso aos municípios; ampla realização de testes de sorologia para monitoramento do vírus; manutenção das aulas das escolas em formato remoto; controle de fluxo em áreas de lazer públicas, a exemplo das praias, que têm apresentado grande movimento.
