Notícias
Lavid UFPB incentiva demandas para usuários de centros de assistência social
O Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (Lavid), do Centro de Informática (CI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), têm incentivado a população de seis bairros de João Pessoa a interagir, por meio do aplicativo Canal Social, para obter demandas de pessoas beneficiárias do Cadastro Único do Ministério da Cidadania. Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAs) da Mangabeira, Gramame, Mandacaru, Cristo Redentor, Valentina, Cruz das Armas e Alto do Mateus são os locais de atendimento desde o dia 20 até a próxima sexta-feira (31).
De acordo com um dos coordenadores do projeto, professor Raoni Kulesza, o aplicativo Canal Social tem como objetivo principal ser um canal de comunicação interativo entre o Governo Federal e os beneficiários dos programas sociais.
“Esse aplicativo é um dos resultados da pesquisa ‘Projeto, desenvolvimento e difusão de aplicações interativas voltadas aos serviços do Ministério da Cidadania’, que também conta com a coordenação do professor Guido Lemos. Buscamos oferecer conteúdos audiovisuais com informação, entretenimento e prestação de serviço a essa camada da sociedade”, ressaltou Raoni Kulesza.
Para a gerente da pesquisa de campo do projeto, Kellyanne Alves, a equipe busca conhecer como a população interage com o Canal Social para compreender melhor a experiência de usuário e quais conteúdos deseja receber.
“Os testes do Canal Social baseiam-se na amostra estratificada probabilística de audiência usada pelos institutos de pesquisa de opinião. Mapeamos os grupos e seus respectivos perfis para ajudar na melhoria dos serviços e planejamentos de políticas públicas direcionadas aos usuários do Cadastro Único”, ressaltou.
A pesquisadora afirma ainda que os resultados da pesquisa também darão subsídios para mapear o perfil de uso de tecnologias desse grupo da população de João Pessoa, que representa cerca de 400 mil pessoas.
Ascom/UFPB