Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Equipes com estudantes e egressos da UFPB conquistam 1º, 2º e 3º lugar no Nasa Space Apps Challenge etapa João Pessoa
conteúdo

Notícias

Equipes com estudantes e egressos da UFPB conquistam 1º, 2º e 3º lugar no Nasa Space Apps Challenge etapa João Pessoa

publicado: 17/10/2025 13h41, última modificação: 17/10/2025 13h41
Os competidores vencedores na 1ª a 2ª colocação estão classificados para a etapa global do desafio

Estudantes e egressos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) alcançaram destaque na edição 2025 do NASA Space Apps Challenge João Pessoa, conquistando as três primeiras colocações na competição. O evento é promovido anualmente pela NASA, com o objetivo de reunir pessoas de diferentes áreas do conhecimento para desenvolver soluções inovadoras para desafios globais, em um período de apenas 48 horas.

Nesta edição, todas as equipes premiadas na etapa local contaram com a participação de discentes ou egressos da UFPB. As equipes classificadas em 1º e 2º lugar agora avançam para a fase global da competição, cujos resultados serão divulgados em janeiro de 2026. A edição local foi realizada nos dias 4 e 5 de outubro.


Solar Punks: 1º lugar com projeto educativo para crianças

A equipe Solar Punks conquistou o 1º lugar na competição com o projeto “Oi, eu sou o Sol”, um livro digital interativo que explica o conceito de clima espacial para crianças de 7 a 10 anos, por meio de uma narrativa poética contada pela perspectiva do próprio Sol.

Participaram da equipe os egressos do curso de Jornalismo da UFPB Arthur de Medeiros Fernandes e Jhonattan Anderson de Jesus Rodrigues, que também é estudante do curso de Design do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), assim como os demais integrantes da equipe vencedora.

De acordo com Arthur Fernandes, a proposta surgiu a partir da união entre saberes da Comunicação e do Design, buscando uma abordagem lúdica e acessível ao tema: “o livro que produzimos pode ser uma ferramenta importante para alfabetização e para despertar no público infantil o interesse pelo conhecimento científico. Obras assim foram muito importantes para nossa formação, desde a infância até a vida adulta, passando pela vida acadêmica. É um ciclo que vai se fechando agora, e o curso de jornalismo da UFPB, bem como todo o ambiente acadêmico, teve um papel central nisso tudo.”, afirmou o jornalista.

Segundo Arthur de Medeiros Fernandes, a conquista do primeiro lugar foi uma grande surpresa, tanto pela qualidade dos trabalhos apresentados quanto pelo fato da proposta da equipe, embora alinhada ao desafio, apresentou uma abordagem distinta das demais por unir conhecimentos de Design e Jornalismo, em vez das áreas tradicionalmente ligadas à tecnologia.

Sobre a próxima fase da competição, Arthur destacou que a equipe está confiante na força do projeto. Para ele, participar do maior hackathon do mundo demonstra como a ciência é uma construção coletiva, com contribuições valiosas de diferentes áreas do conhecimento.

Teletubbies: 2º lugar com plataforma para dados climáticos e energia renovável

A equipe Teletubbies, composta integralmente por alunos e egressos da UFPB, obteve a segunda colocação com o projeto WeatherData, uma plataforma que permite explorar condições climáticas locais e oferece insights sobre o potencial de uso de fontes renováveis de energia a partir dos mesmos conjuntos de dados climáticos.

Fizeram parte da equipe Guilherme Muniz de Oliveira (estudante do bacharelado em Ciência da Computação), José Ítalo Alves de Oliveira Vitorino (egresso do bacharelado em Ciência da Computação), Luana de Méro Omena (estudante do bacharelado em Ciência da Computação), Michele França de Medeiros (egressa do curso de Comunicação em Mídias Digitais), e Vinícius Medeiros Wanderley (aluno egresso de Ciência da Computação). Parte da equipe se conheceu a partir de projetos de pesquisa do Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (LAVID/CI-UFPB).

Equipes com estudantes e egressos da UFPB conquistam 1º, 2º e 3º lugar no Nasa Space Apps Challenge etapa João Pessoa

Segundo Michele França, líder da equipe, os competidores optaram por desenvolver uma solução para o desafio “Will it rain on my event?” (“Será que vai chover no meu evento?”). A escolha, conforme explica Michele, foi estritamente técnica: o escopo do tema permitia aproveitar de forma estratégica a formação do grupo.

“Ficou claro que executar o desafio era pré-requisito; o diferencial estaria em gerar relevância e impacto. Nesse momento, lembrei de uma pergunta real da minha família em 2021: entre quatro cidades do Sertão, onde valeria mais a pena instalar um sistema solar? A partir daí, propus ao time: com as mesmas fontes de dados meteorológicos que usaríamos para a homepage (uma interface de clima/tempo), poderíamos criar um painel de energia renovável que oferecesse insights simples e úteis sobre potencial solar e eólico para pessoas e gestores. Seguimos, então, com dois focos: resolver bem o desafio escolhido e demonstrar um caminho de impacto real com dados abertos.”, explicou Michele França.

Com a classificação em segundo lugar na etapa local do hackathon, a equipe Teletubbies segue agora na disputa na fase global do NASA Space Apps Challenge. Além da projeção internacional, a edição de João Pessoa ofereceu às equipes colocadas em primeiro e segundo lugares a oportunidade de participar de um programa de mentoria, voltado à transformação de protótipos em produtos viáveis.

De acordo com Michele França, a experiência consolidou um plano que ela e seu esposo, também integrante da equipe, já vinham desenvolvendo: a criação de uma startup de dados aplicados, voltada a gerar insights acessíveis (“user-friendly”) que ajudem a melhorar a eficiência da gestão e do planejamento públicos, começando por clima e energia.

JamboTech: 3º lugar com aplicativo voltado à saúde e qualidade do ar

A equipe JamboTech, formada por estudantes do curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial da UFPB, conquistou o 3º lugar com o projeto Breez, um aplicativo que transforma dados atmosféricos em alertas personalizados de saúde. O sistema combina dados de satélite da missão TEMPO da NASA com sensores de solo e perfis de usuários.

Integraram a equipe os estudantes Adriel Ferreira Trajano, Beatriz Barreto Cavalcanti, Erlon Lacerda Avelino, Maria Eduarda Bandeira Hora de Vasconcelos e Jéssica Chaves Nagahama.

Menção honrosa e ampla participação de alunos e egressos da UFPB

A equipe Bellatrix, da qual fez parte Julianna de Souza Rodrigues, aluna do Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais (PPCEM/UFPB), recebeu menção honrosa, concedida por indicação das próprias equipes participantes. O projeto desenvolvido foi o site Pequenos Astronautas, que torna o tema do clima espacial acessível e divertido para o público infantil.

Além das equipes premiadas, outros 12 estudantes da UFPB participaram da competição:
André Pontes Vaz de Medeiros Filho, Bruno Freire Ramos, Deivison da Silva Costa, Divanilson Vinícius Pereira da Silva, Filipe Juscelino Queiroga Lacerda, Flávio Mesquita Marinho Filho, Giancarlo Silveira Cavalcante, Hugo de Vasconcelos Ribeiro, John Victor De Oliveira Atanazio, Karla Mahalia Silva Azevedo, Nataniel Matheus Paulino Fernandes e Pedro Henrique de Queiroz Cavalcanti.

Projeção internacional

Segundo a líder local do NASA Space Apps Challenge em João Pessoa, Dani Bezerra, esta edição contou com a submissão de 19 projetos. As equipes classificadas em primeiro e segundo lugar agora representam a cidade na etapa internacional do desafio.

“Os projetos seguem para avaliação da equipe internacional do Space Apps. Em novembro serão divulgadas as 40 melhores soluções do mundo, e em janeiro de 2026, os 10 vencedores globais. Estamos muito confiantes no potencial das equipes que representam João Pessoa e a UFPB”, destacou.

As 10 equipes vencedoras do NASA Space Apps Challenge ganham uma homenagem da NASA e participam de uma cerimônia oficial em Washington

* * *
Texto: Elidiane Poquiviqui
Fotos: Audrey Propp