Notícias
Consepe aprova proposta de regularização do calendário acadêmico da UFPB
Em reunião extraordinária realizada na manhã desta segunda-feira (28), o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) aprovou a proposta de regularização dos calendários acadêmicos dos cursos de graduação presenciais. O encontro, que ocorreu na sala da Secretaria dos Órgãos Deliberativos da Administração Superior (SODS), na Reitoria, foi conduzido pela vice-reitora Mônica Nóbrega.
De acordo com a resolução aprovada nesta segunda-feira, os semestres letivos 2025.2, 2026.1 e 2026.2 terão uma redução de 100 para 90 no número de dias de atividades presenciais. Para não descumprir os 100 dias letivos por semestre previstos por lei, haverá ainda, em cada semestre, 10 dias destinados a Atividades Práticas Supervisionadas (APS), realizadas pelos estudantes de forma assíncrona.
A mudança para o sistema “90/10” não implica redução da carga horária do semestre, mas sim indica a utilização da ferramenta APS, de forma excepcional, nos três períodos. Com a mudança, a universidade busca, principalmente, combater a evasão estudantil e a ociosidade de vagas do Sistema de Seleção Unificado (Sisu), apontadas pela PRG como consequências do atraso no calendário acadêmico da instituição.
“Nós já temos há vários anos, antes mesmo da pandemia, um desajuste do calendário acadêmico em relação ao calendário civil. Então, alguns alunos selecionados no Sisu em janeiro só iriam iniciar as aulas do segundo semestre em setembro, por exemplo”, disse a pró-reitora de Graduação, Ana Cláudia Rodrigues. Como resultado, a UFPB tem registrado evasão logo de entrada, acrescentou a pró-reitora, situação em que o aluno aprovado realiza o cadastro mas, ao longo dos meses de espera, evade antes de entrar no curso efetivamente.
A proposição validada pelos conselheiros do órgão superior da UFPB foi elaborada por uma comissão, formada por representantes da Pró-Reitoria de Graduação (PRG), da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), do próprio Consepe, da Associação dos Docentes da UFPB (ADUFPB) e do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Para nortear a elaboração da proposta, a comissão recorreu a resoluções aprovadas pelas Procuradorias Jurídicas das universidades federais de Pernambuco (UFPE), de Campina Grande (UFCG) e de Uberlândia (UFU).
Com início em 3 de novembro deste ano, o período 2025.2, que já havia sido aprovado pelo Consepe, passou por um ajuste em virtude do sistema “90/10”, e vai ser finalizado no dia 8 de abril de 2026, e não mais no dia 24 de abril. O período letivo 2026.1 terá início em 27 de abril de 2026 e se estenderá até 12 de agosto. Já o semestre 2026.2 começará em 28 de agosto, com término programado para 16 de dezembro. Os três calendários completos estarão disponíveis em breve na página da PRG.