Você está aqui: Página Inicial > Contents > Eventos > IV Mostra Made In Lima acontece no Teatro Lima Penante da UFPB de 1º a 10 de agosto
conteúdo

Notícias

IV Mostra Made In Lima acontece no Teatro Lima Penante da UFPB de 1º a 10 de agosto

publicado: 28/07/2025 15h44, última modificação: 28/07/2025 15h44
O evento abrange diversos gêneros como drama, comédia, musical e teatro infantil

IV Mostra Made In Lima acontece no Teatro Lima Penante da UFPB de 1º a 10 de agosto

De 1º a 10 de agosto, o Núcleo de Teatro Universitário (NTU) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) promove a IV Mostra Made In Lima, um evento que celebra a arte teatral produzida por grupos locais. As apresentações acontecem no Teatro Lima Penante, equipamento cultural da UFPB, localizado na Avenida João Machado, nº 67, no Centro de João Pessoa.

A programação da mostra é composta a partir da concepção de espetáculos montados e produzidos a partir de pesquisas realizadas pelos grupos de teatro locais que ocupam as dependências do Teatro Lima Penante. Os ingressos terão o valor de R$ 10 (meia entrada) e R$ 20 (inteira).

O evento abrange diversos gêneros como drama, comédia, musical e teatro infantil. Cada apresentação tem sua sinopse divulgada no Instagram do @teatrolimapenante, permitindo que o público conheça um pouco mais sobre cada espetáculo antes de assistir.

Confira a programação da IV Mostra Made In Lima

-1º de agosto, às 19h30: "Calvero: o pai de aluguel"
@calvero.oficial

França, início do Século XX. Em um local chamado “Área Escondida”, vive a família de assassinos Calvero. Comandada por Roger Calvero, a família é formada pela esposa cafetina e dona do bordel e seus sete filhos. Através das memórias da sétima filha, nesta peça, veremos a história do irmão mais velho, Artur, e como sua vida cruzou com uma grávida em um elevador.

- 02 de agosto, às 19h30: "Navalha na Carne"
@fabiolaataideoficial

Uma prostituta, um cafetão e um homossexual sobrevivem em um contexto de batalhas já perdidas, À margem da sociedade e sem perspectivas, estes personagens são explorados por uma realidade de violência, onde é cada um por si e Deus por nenhum.

- 03 de agosto, às 19h30: "Cartas às Claras"
@grupogotapb

No fim do dia, o melhor jeito que encontro para descrever o ser humano é como um baralho. Presos em um jogo onde todos sabem suas funções. Mas o que acontece com aqueles que não têm esse papel bem definido? os infames curingas. Cartas às Claras é uma busca: pelo autoconhecimento e do mundo, a fim de que um dia, eu aprenda a jogar o jogo, e não fique mais no escuro.

- 07 de agosto, às 19h30 : "Lamúrias"
@grupodepesquisacearte

O espetáculo Lamúrias do Grupo de Pesquisa do Centro Estadual de Artes - CEARTE tem direção de Celly de Freitas. O texto foi, em sua maioria, criado pelos integrantes do grupo, como também outros textos de Shakespeare, Seneca e poema de Cris Estevão que trazem à cena temas como: depressão, homofobia, etarismo, assédio, violência contra mulher, abuso infantil e questões existenciais.

- 08 de agosto, às 19h30: "Fragmentos da vida: veja apenas o que seus olhos querem enxergar" @cia.artspaco

A Cia Multicultural Art'Spaço apresenta uma montagem que mergulha nas entrelinhas do cotidiano, revelando histórias reais, silenciadas ou ignoradas pela correria da vida e pelas lentes seletivas da sociedade. O espetáculo reúne cenas que retratam diferentes realidades: situações comuns, por vezes duras, que muitas vezes passam despercebidas ou são convenientemente esquecidas.

- 09 de agosto, às 19h30: "A Butija do Pastoril Profano"
@trupedehumorpb

A peça da Trupe de Humor da Paraíba faz uma sátira divertida às histórias de medo, transformando-as em um universo de humor e deboche. Após cumprirem pena na prisão, um grupo de personagens engraçados e irreverentes recebe uma notícia inesperada: uma das amigas descobre que herdou uma misteriosa botija de sua tia recém-falecida. Movidas pela curiosidade (e pela ganância), elas embarcam em busca do tão falado tesouro.

- 10 de agosto, às 17h : "Rapunzel: como é a história?"
@rataplananimacaoefantasias

É uma adaptação à luz da contemporaneidade do texto “Rapunzel” dos Irmãos Grimm, escrito na Alemanha no ano de 1812. Uma Cia nordestina de teatro, feita por artistas mambembes que apresentam seus espetáculos em praças públicas, usando a linguagem do teatro de rua, da Commedia Dell’arte e da arte circense, em uma cenografia de um parque de diversões. Um musical que bebeu na fonte do maior representante da categoria no Brasil, o mestre Luiz Gonzaga.

* * *
Texto: Elidiane Poquiviqui
Foto: Gustavo Ribeiro