Você está aqui: Página Inicial > Contents > Divulgação Científica > Professor da UFPB lança HQ 'Janelas do Passado' para divulgar origem da Caatinga e estimular preservação ambiental
conteúdo

Notícias

Professor da UFPB lança HQ 'Janelas do Passado' para divulgar origem da Caatinga e estimular preservação ambiental

publicado: 28/04/2025 17h23, última modificação: 28/04/2025 17h59
Obra fruto de projeto de extensão da UFPB é lançada no Dia Nacional da Caatinga

 Professor da UFPB lança HQ 'Janelas do Passado' para divulgar origem da Caatinga e estimular preservação ambiental

No Dia Nacional da Caatinga, o professor Bartolomeu Israel de Souza, do Departamento de Geociência (DGEO) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), lança hoje (28) o livro “Janelas do Passado — uma história em quadrinhos sobre a origem da Caatinga”. 

A obra é fruto do projeto de extensão da UFPB “Meio Ambiente na Caatinga: conhecimento científico e difusão de saberes”, e da parceria com alunos de graduação e pós-graduação em Geografia, além de pesquisadores de outras universidades. Além disso, conta com apoio do Instituto Nacional do Semiárido (INSA) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). 

A HQ busca apresentar aos leitores conhecimentos científicos sobre o passado geológico desse ecossistema, ao mesmo tempo em que propõe uma reflexão sobre os desafios ambientais enfrentados pela Caatinga, incentivando a proteção e a implementação de práticas que promovam a melhoria na gestão dessas áreas. 

“A parceria com pesquisadores da UFV, UNIOESTE e IFSertão/PE foi fundamental para a produção do trabalho, principalmente quanto a geração de dados utilizando técnicas de laboratório das mais modernas existentes para identificação de climas e paisagens do passado distante da Caatinga. Esses dados foram transformados em arte por estudantes de graduação em Geografia e Biologia, criando assim a HQ no Laboratório de Estudos do Semiárido - LAESA/UFPB”, disse o professor Bartolomeu.

Para ter acesso ao livro completo, clique aqui.

* * *
Texto: Lucas Andrade
Edição: Marcel Vieira
Foto: Katiúcia Beserra
Ascom/UFPB