Você está aqui: Página Inicial > Contents > Por dentro da Gestão > UFPB lança painel interativo para acompanhamento de emendas parlamentares
conteúdo

Notícias

UFPB lança painel interativo para acompanhamento de emendas parlamentares

publicado: 01/08/2025 14h54, última modificação: 01/08/2025 15h05
O objetivo do painel é ampliar a transparência no uso dos recursos públicos

UFPB lança painel interativo para acompanhamento de emendas parlamentares

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) lançou um painel interativo voltado ao monitoramento das emendas parlamentares destinadas à instituição. A iniciativa, desenvolvida pela Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), por meio das Coordenações de Orçamento (CODEOR) e de Informação (CODEINFO), reúne dados de 2020 a 2025 e utiliza dados oficiais extraídos do Tesouro Gerencial, plataforma do Governo Federal que reúne informações orçamentárias e financeiras da administração pública.

Segundo o pró-reitor da Proplan, Anielson Barbosa, o empreendimento surgiu de uma demanda da Controladoria Geral da União de dar maior publicidade a como as emendas parlamentares são utilizadas e facilitar seu monitoramento. 

A ferramenta apresenta dois níveis de consulta. O primeiro reúne indicadores agregados sobre a execução das emendas, como os percentuais de empenho, liquidação e pagamento dos valores; a distribuição por categoria econômica, como custeio e capital; a repartição por Unidade Gestora; e a evolução histórica do volume de recursos recebidos ao longo dos anos. O segundo nível permite um exame mais detalhado, com dados individualizados de cada emenda, incluindo a identificação do parlamentar proponente, os valores totais empenhados e pagos, as datas de tramitação e a situação atual de cada repasse, além da unidade executora responsável.

A reitora da UFPB, Terezinha Domiciano, afirma que “o painel interativo de acompanhamento de emendas parlamentares é um dos painéis que a UFPB tem desenvolvido agora na nova gestão. Então, a UFPB sai na frente na elaboração desse painel das emendas parlamentares, que possibilita maior transparência em que cada contribuinte, cada pessoa da comunidade pode acessar e ver o quanto foi destinado, para onde foi destinado, quais são os parlamentares que destinaram emendas para a universidade e como elas têm sido realmente executadas”.

O objetivo do painel é ampliar a transparência no uso dos recursos públicos, subsidiar o planejamento institucional e fortalecer o relacionamento com parlamentares e gestores públicos.

Conforme Anielson, a ferramenta integra uma série de iniciativas da UFPB para garantir maior transparência e se alinhar aos valores de uma gestão mais democrática. “Além disso, estamos sempre buscando manter contato próximo com os gestores da universidade, os diretores de centro, falar sobre a matriz orçamentária e as metas para o desenvolvimento institucional da instituição”, diz o pró-reitor. 

* * * 
Texto: Hugo Bispo
Foto: Proplan/Divulgação
Ascom/UFPB