CEAR realiza solenidade de Colação de Grau do período 2025.2 nesta sexta-feira (08)
Formatura de 27 alunos acontecerá às 18h em celebração ao fechamento de um ciclo acadêmico e início de novas jornadas profissionais

O Centro de Energias Alternativas e Renováveis da Universidade Federal da Paraíba (CEAR/UFPB) realizará, nesta sexta-feira (08/05), a solenidade de Colação de Grau dos alunos concluintes dos cursos de graduação em Engenharia de Energias Renováveis e Engenharia Elétrica. A cerimônia acontecerá às 18h, na sala 211 do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). Promovido pela Direção do CEAR, o evento marca a conquista do diploma e a realização de um sonho na vida dos concluintes.
Na ocasião, será realizada a formatura de 27 alunos, sendo 10 do curso de Engenharia de Energias Renováveis e 17 do curso de Engenharia Elétrica. Com a presença de familiares, amigos e membros da comunidade acadêmica, e repleta de homenagens aos formandos, a Colação de Grau simboliza o fechamento de um ciclo acadêmico e o início de novas jornadas de profissionais qualificados para o mercado de trabalho de energias renováveis, um setor cada vez mais relevante para um mundo mais sustentável.
A abertura da cerimônia, que será presidida pelo diretor do CEAR, professor Euler Macêdo, contará com a apresentação do Grupo Paraibones, vinculado ao Departamento de Música da UFPB, dando o tom musical da festividade.
Entre os discursos que serão inspiração para o público e para os formandos, evidenciando a importância da educação de qualidade, os desafios e as conquistas dos alunos ao longo da sua trajetória, destaque para os dos oradores das turmas, Pedro Marcelo Vieira Leite Júnior, representando os discentes do curso de Engenharia Elétrica, e Júlia Alves Santos, representando os concluintes do curso de Engenharia de Energias Renováveis. Além disso, o juramentista escolhido pelas turmas de ambos os cursos é o estudante de Engenharia Elétrica Eduardo Guedes Costa.
Os formandos do curso de Engenharia Elétrica terão como paraninfo da turma o professor Juan Moises Maurício Villanueva, e o concluinte Eduardo Wanderley Nóbrega representará a turma. Já o curso de Engenharia de Energias Renováveis terá o professor Kleber Carneiro de Oliveira como paraninfo da turma e a concluinte Júlia de Sousa Ribeiro está confirmada como representante dos alunos.
Participarão da solenidade como representações institucionais, ainda, a professora Taynara Geysa Silva do Lago (Coordenadora do Curso de Graduação em Engenharia de Energias Renováveis), o professor João Marcelo Dias Ferreira (Chefe do Departamento de Engenharia de Energias Renováveis), e o professor Isaac Soares de Freitas (Chefe do Departamento de Engenharia Elétrica), além de outros docentes e técnicos administrativos que apoiaram e acompanharam o processo de formação dos alunos durante os cursos.
Os cursos de Engenharia de Energias Renováveis e Engenharia Elétrica formam profissionais capacitados para atender à crescente demanda por soluções sustentáveis e inovadoras no setor energético. Portanto, a cerimônia de Colação de Grau dos 27 formandos representa um momento de alegria que une a comunidade acadêmica e todos os presentes em torno do propósito de refletir sobre o papel de cada um, frente ao compromisso com um futuro mais sustentável.
A cerimônia contará com transmissão ao vivo pelo YouTube do CEAR, por meio deste link.
***
Texto: Aline Lins
Foto: Clemente Ricardo Silva
