Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB realizará Energy Summit 2025 para discutir transição energética no país
conteúdo

Notícias

UFPB realizará Energy Summit 2025 para discutir transição energética no país

publicado: 30/09/2025 09h12, última modificação: 30/09/2025 09h12
Evento organizado pelo CEAR, Unidade Embrapii e SG2 acontecerá no auditório da Reitoria, no dia 14 de outubro

Foto: Clemente Ricardo Silva

Com o tema “Energia em Transição – Integração Nacional e Inovação Regional”, o Energy Summit 2025 acontecerá no próximo dia 14 de outubro, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O evento, totalmente gratuito, será realizado no Auditório da Reitoria, com o objetivo de discutir a transição energética no Brasil. 

O Energy Summit é uma oportunidade única de aprender e se conectar com especialistas do setor energético. É organizado pelo Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR), pela unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação (Embrapii) do CEAR, pelo grupo de pesquisa Smart Group (SG2) e pela UFPB. 

O evento também conta com o apoio do Pet Elétrica/CEAR, do Power Electronics Society (PELS), do IEEE Power and Energy Society (PES), e dos Programas de Pós-graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) e em Energias Renováveis (PPGER), além de patrocínio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq-PB). 

O público-alvo são empresas do setor de energia, acadêmicos (docentes e discentes) e demais públicos que tenham interesse na temática. Estão sendo ofertadas em torno de 200 vagas. As inscrições podem ser realizadas até o dia do evento, enquanto houver vagas, pela plataforma Sympla. 

A programação é composta por uma apresentação artística de abertura, a participação da Reitora da UFPB integrando a mesa de honra, professora Terezinha Domiciano, assim como o diretor do CEAR, professor Euler Macêdo, e representante do Governo do Estado. 

Entre os participantes, estarão presentes representantes do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), da Schweitzer Engineering Laboratories (SEL), empresa de equipamentos eletrônicos da área de proteção do sistema elétrico, e da State Grid, empresa de transmissão e distribuição de energia. 

Um dos painéis previstos no evento tem como propósito debater sobre o cenário atual do Sistema Interligado Nacional (SIN) e seus desafios, no período da manhã; e o outro, no período da tarde, vai tratar sobre inovação na Paraíba, especialmente como o ecossistema favorável aumenta a nossa competitividade. As apresentações ficarão a cargo de palestrantes que são referência nacional no setor energético, entre eles Marcos Cabral, Antonio Carlos Moreira de Melo Filho, Pedro Gayer de Araujo, Eloi Rocha Neto, Hebert Guedes e Edvaldo Filho. A apresentação cultural ficará por conta do coral do Instituto Palate. 

Durante a programação do Energy Summit 2025, também será realizada a cerimônia de certificação das turmas 3 e 4 do programa Huawei Power Generation. 

Ao todo, mais de 120 alunos receberão o certificado, que os habilita a atuar em um dos setores mais promissores da atualidade: a geração de energias renováveis, por meio da instalação e operação de sistemas solares fotovoltaicos”, informou o professor Ademar Virgolino da Silva Netto, do Departamento de Engenharia Elétrica do CEAR. 

O programa, promovido pela Huawei em parceria com instituições de ensino e centros de pesquisa e que conta como a UFPB como Hub nacional, tem se consolidado como referência na formação de profissionais qualificados para o mercado de energia solar, armazenamento e soluções inteligentes de geração elétrica. A certificação, reconhecida nacionalmente, garante aos concluintes um diferencial competitivo, em sintonia com as demandas da transição energética no Brasil e no mundo.

 

Programação 

08:30-09:00

Credenciamento e Café de boas-vindas 

09:00-10:00

Apresentação cultural, Mesa de Abertura com a Reitoria, CEAR e Representante do Governo do Estado 

10:00-12:00

Painel: Cenário Atual do Sistema Interligado Nacional (SIN) e seus desafios 

14:00-15:00

Certificação da turma 

15:00-17:00

Painel: O Jeito Paraibano de Inovar: Como o Ecossistema Favorável Aumenta Nossa Competitividade 

17:00

Sorteio e encerramento

 

 ***

Texto: Aline Lins

Foto: Clemente Ricardo Silva