Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Reitora da UFPB assina contrato para conclusão das obras do Laboratório de Prototipagem do CEAR
conteúdo

Notícias

Reitora da UFPB assina contrato para conclusão das obras do Laboratório de Prototipagem do CEAR

publicado: 23/09/2025 11h37, última modificação: 23/09/2025 11h39
O contrato para retomada da obra prevê um valor de R$ 273.096,52 em investimentos

Foto: Gustavo Ribeiro

A Reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Terezinha Domiciano, realizou, nesta segunda-feira (22), reunião no gabinete da Reitoria para assinatura do contrato de Contratação de Remanescente de Obras de Engenharia para a Conclusão do Laboratório de Prototipagem (LabProt) do Centro de Engenharia de Energias Renováveis (CEAR/UFPB). O evento contou com a presença da vice-reitora, professora Mônica Nóbrega, do diretor do CEAR, professor Euler Macêdo, do vice-reitor do Centro, professor Marçal Rosas Filho, e do coordenador do laboratório, professor Cícero Souto. 

A conclusão do prédio é essencial para possibilitar infraestrutura ao laboratório voltado ao desenvolvimento acadêmico, científico e tecnológico da UFPB. 

Dessa forma, o objeto do contrato firmado com a empresa UN Engenharia LTDA é justamente a execução dos serviços de engenharia necessários à conclusão das obras do laboratório, no valor de R$ 273.096,52. O contrato tem vigência de um ano, contudo, segundo explicou o professor Cícero Souto, durante a reunião a empresa informou que há possibilidade de conclusão em 180 dias. 

O diretor do CEAR, professor Euler Macêdo, destacou que a estruturação dos laboratórios possibilita a realização de pesquisas, experimentos, análises e outras atividades essenciais para o avanço científico, tecnológico e acadêmico da universidade. 

Conforme informou o professor Cícero Souto, o objetivo do LabProt é a fabricação de protótipos experimentais para as pesquisas científicas de graduação e de pós-graduação, bem como fabricação de kit´s didáticos utilizados nas disciplinas de graduação. O LabProt atenderá as demandas dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia e Energias Renováveis, e os programas de pós-graduação dos dois cursos do Centro. 

O LabProt será dividido em três ramos da prototipagem: prototipagem mecânica, prototipagem rápida e prototipagem de placas de circuito impresso. Nesse caso, será possível fabricar protótipos mecânicos funcionais em metais e polímeros e fabricar placas de circuito impresso para montagem de circuitos eletrônicos. 

A obra do LabProt terá um pavimento, com a área construída de 100 m². Como foi projetado junto ao Laboratório de Sistemas e Estruturas Ativas (LaSEA), o equipamento se tornará uma edificação com 160 m², mantendo o estilo das edificações da UFPB. A retomada da obra envolverá, principalmente, serviços como colocação de piso e esquadrias (janelas e portas), acabamento interno e externo, instalações de cabeamento de rede, elétrica, hidráulica e sanitária, instalação das peças sanitárias e do acesso independente para os sanitários acessíveis, e instalações de proteção contra descargas atmosféricas. 

Entre os participantes da reunião com a reitora Terezinha Domiciano, também estavam a superintendente de Orçamento e Finanças Quézia Alves de Souza, o superintendente de Infraestrutura, Antônio da Silva Sobrinho Júnior, e o representante da empresa UN Engenharia LTDA, Ugo Rafael Gonçalves Nóbrega. 

***

Texto: Aline Lins

Fotos: Gustavo Ribeiro (Ascom)