Notícias
Projeto do CEAR promove energias renováveis e sustentabilidade entre alunos do ensino médio
Um grupo de estudantes do ensino médio da Escola Cidadã Integral Professor Paulo Freire realizou, nesta segunda-feira (22), uma série de visitas aos laboratórios do Centro de Energias Renováveis da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A ação faz parte de um projeto de extensão coordenado pelo professor Fabiano Cordeiro Cavalcanti, que envolve outros docentes dos cursos de Engenharia de Energias Renováveis e de Engenharia Elétrica, além de alunos extensionistas de ambos os cursos.
Denominado “Disseminação das energias renováveis junto às escolas de ensino fundamental e médio da rede pública da grande João Pessoa: sustentabilidade e tecnologia”, o projeto está na quinta edição e, hoje, tem como foco os alunos do ensino médio, buscando orientá-los na escolha do curso.
“Começamos com o ensino fundamental e médio, mas ao longo do tempo migramos para o ensino médio, o aluno que está no segundo ou terceiro ano e já está pensando no Enem, no curso que vai querer seguir na UFPB”, explicou o professor Fabiano Cordeiro.
Entre os objetivos do projeto, a coordenação destaca o intuito de possibilitar o aprendizado e treinamento dos docentes e dos gestores das escolas na disseminação da importância do uso das energias renováveis, em especial no tocante à sustentabilidade. Os integrantes do projeto realizam palestras nas escolas para os estudantes do ensino médio sobre temas como energias renováveis, matriz energética do Brasil, sustentabilidade, e apresentam o CEAR para eles. Posteriormente, os discentes têm a oportunidade de visitar e conhecer o Centro.
Na visita realizada nesta segunda-feira ao CEAR, os alunos foram recebidos por docentes e técnicos, que mostraram os laboratórios e equipamentos, explicando o que é desenvolvido em cada ambiente, como pesquisas e outras atividades. A vice-coordenadora do projeto, a docente Cristiane Kelly Ferreira da Silva, acompanhou os alunos na visita juntamente com o coordenador. Também fazem parte do projeto os professores: Kelly Gomes, Gilberto Moreira e Taynara Lago. A visita envolveu os seguintes laboratórios: LabFim (Laboratório de Síntese e Caracterização de Filmes Finos), LabMaQ (Laboratório de Materiais e Química Ambiental) e Labrads (Laboratório de Refrigeração por Adsorção), de Renováveis; e LMA (Laboratório de Máquinas e Acionamentos), LMI (Laboratório de Materiais e Instrumentação), LE (Laboratório de Eletrotécnica), LAC (Laboratório de Automação e Controle) e LEAD (Laboratório de Eletrônica Analógica Digital), de Elétrica.
Estudante do terceiro ano do ensino médio, Beatriz dos Santos disse que aproveitou bastante a oportunidade de conhecer o CEAR. “Aprendi muito sobre a utilização das energias renováveis, como elas funcionam e como podem ser utilizadas, é bem interessante conhecer mais profundamente sobre isso e como se pode melhorar os projetos em si”, disse a aluna.
Segundo contou o professor de Física da Escola Cidadã Integral Professor Paulo Freire, Rodrigo Baldow de Souza, ele procurou a coordenação do projeto de extensão para articular a visita à UFPB por entender que seria uma experiência importante para os estudantes do ensino médio, possibilitando-lhes perceber o quanto a universidade faz pesquisa e conhecer os cursos que eles vão buscar ingressar por meio do Enem.
Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas no perfil do Instagram @renovaveis.probex ou no canal do YouTube Probex Renováveis.
***
Texto e Imagens: Aline Lins