Notícias
Programa de Formação de Recursos Humanos PRH-ANP 35/UFPB realiza capacitação no CEAR
O Programa de Formação de Recursos Humanos da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (PRH-ANP 35/UFPB – Transição Energética) iniciou, neste mês de outubro, a capacitação em Python, ministrada pelo professor Cristiano Almeida, no Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR).
O PRH-ANP 35/UFPB forma profissionais qualificados para impulsionar a mudança para uma matriz energética limpa e sustentável. Na UFPB, o programa é coordenado pelo professor Luiz Moreira Coelho Junior.
Os primeiros encontros para capacitação em Python marcam a abertura de uma série de seis aulas, com foco no aprendizado prático e aplicado da linguagem de programação. Na aula inaugural, os participantes foram introduzidos a conceitos básicos fundamentais, como string, int, float e list, estabelecendo a base para os próximos conteúdos que serão explorados ao longo do curso.
O PRH-ANP 35/UFPB busca fortalecer as competências da equipe em ciência de dados e programação, criando condições para a aplicação da linguagem em projetos estratégicos relacionados à transição energética, reforçando o compromisso com a formação de recursos humanos qualificados para atuar nos desafios do setor energético.
Atualmente, o programa na UFPB conta com 08 bolsistas da graduação, sendo 06 de Engenharia de Energias Renováveis, 01 de Engenharia Elétrica, 01 de Engenharia Civil; e 05 da pós-graduação (03 mestrandos do Programa de Pós-graduação em Energias Renováveis - PPGER) e 02 doutorandos do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental - PPGECAM).
Em junho de 2026, serão publicados novos editais de seleção de bolsistas, sendo 08 de graduação e 04 de pós-graduação (03 do mestrado e 01 do doutorado), segundo informou o professor Luiz Moreira Coelho Junior.
O programa oferece bolsas de graduação e pós-graduação, infraestrutura de ponta e participação em projetos de pesquisa, inovação e desenvolvimento tecnológico em áreas como energias renováveis, eficiência energética, armazenamento de energia e economia de baixo carbono. Com parcerias nacionais e internacionais, o PRH 35 conecta academia, setor produtivo e sociedade, fortalecendo a inserção profissional e contribuindo para o desenvolvimento sustentável do Brasil e do Nordeste.
***
Texto e imagens: Aline Lins