Notícias
Outubro Rosa do CEAR abre com palestras e segue até quarta (08) com oficina de dança e atividade de relaxamento

A programação do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) alusiva à campanha Outubro Rosa, evento promovido pela Direção de Centro, teve início nesta segunda-feira (06) com duas palestras de abertura e seguirá até a quarta-feira (08).
Nesta terça (07), às 15h, será oferecida uma oficina de dança de salão ministrada pelo professor Cleweson Soneca, da Sonhe Escola de Dança; já na quarta-feira (08), às 14h, a comunidade acadêmica poderá aproveitar um Escalda-pés organizado por uma equipe da Divisão de Qualidade de Vida e Saúde, da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (DQVS/Progep). Participarão dessa ação a assistente social Helena Cristina e a psicóloga Jannine Diniz. As atividades serão realizadas na Sala de Projetos Integradores - CEAR.
Nesta segunda, abriram a programação da semana as palestras: Aspectos neurofísicos, psíquicos e espirituais ligados a "saúde" e "felicidade", com a professora doutora Sandra Leandro Pereira; e Outubro Rosa: prevenção do câncer de mama, com a enfermeira Ivonete Sousa, especialista em Terapia Intensiva, Urgência e Emergência do Hospital Napoleão Laureano.

Na primeira apresentação, foram abordados os aspectos psíquico, neurofísico e espiritual e sua influência na saúde e felicidade. "Nós estamos vivendo dias complicados, temos índices alarmantes de questões relacionadas à depressão e às variadas síndromes, então, quando nós conseguimos articular esses três aspectos, entendendo verdadeiramente o sentido da vida, torna-se menos complicado", disse a professora doutora Sandra Leandro Pereira, que destaca a importância da resiliência e de se descobrir um propósito.
Na segunda palestra, a enfermeira Ivonete Sousa falou sobre prevenção ao câncer de mama e os dados sobre a doença no Brasil, fatores de risco e a importância do autoexame. Ela alertou que não só a mulher deve se prevenir em relação ao câncer de mama, como também o homem pode ser acometido por essa doença e deve se cuidar. "É um tema pouco falado, é mais conhecido o câncer de próstata, mas o homem também precisa realizar essa prevenção contra o câncer de mama e procurar assistência médica", esclarece Ivonete.
***
Texto: Aline Lins
Fotos e arte: Clemente Ricardo Silva
