Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Open Analytics está entre selecionadas para etapa de Mercado do Aceler.AI Deep Techs PB
conteúdo

Notícias

Open Analytics está entre selecionadas para etapa de Mercado do Aceler.AI Deep Techs PB

publicado: 19/02/2026 09h58, última modificação: 19/02/2026 09h58
Além da equipe do CEAR, foram selecionadas outras seis da UFPB: Manguebytes, Bioquanta, Nanohealth, UTouch, Predict Supply e Safe Food.

Foto: Lucas Teixeira/Virtus CC

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em um total de dez projetos classificados, teve sete equipes selecionadas para a etapa de Mercado do programa Aceler.AI Deep Techs PB, iniciativa do Sebrae Paraíba em parceria com o Centro de Competência EMBRAPII VIRTUS (VIRTUS-CC). As equipes da UFPB selecionadas são: Open Analytics, equipe do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR/UFPB), e outras seis – Manguebytes, Bioquanta, Nanohealth, UTouch, Predict Supply e Safe Food.

O programa busca fomentar a criação e o fortalecimento de startups de base científica (chamadas deep techs) no estado, conectando o potencial inovador das instituições de ensino e pesquisa ao ecossistema empreendedor 

A fase final da pré-aceleração ocorreu no último dia 5, durante o Demo Day, realizado no Shopping Sebrae, em João Pessoa, quando as 21 equipes participantes apresentaram suas propostas a uma banca avaliadora. Ao término do evento, dez iniciativas foram selecionadas para a etapa de Mercado, que terá duração de um ano e será dedicada ao apoio na inserção das deep techs no mercado. 

O programa teve início em agosto de 2025 e reuniu instituições da região metropolitana de João Pessoa, como a UFPB, o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e o Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ). Ao longo de quatro meses, estudantes, professores, pesquisadores e técnicos participaram de capacitações, mentorias especializadas e receberam suporte para o desenvolvimento de produtos mínimos viáveis, estruturando soluções voltadas a desafios da indústria e da sociedade. 

Com a classificação para a nova fase, os projetos da UFPB passam a contar com acompanhamento estratégico para validação de mercado, estruturação de modelo de negócios e consolidação das soluções tecnológicas, fortalecendo a atuação da Universidade na promoção da inovação e no desenvolvimento socioeconômico da Paraíba.

* * *
Texto: Hugo Bispo – com adaptações
Foto: Lucas Teixeira/Virtus CC
GCI/UFPB