Notícias
IV Semana de Engenharia de Energias Renováveis da UFPB premia três projetos de estudantes
Projetos de biodigestor, de reaproveitamento de energia cinética e de sistema de monitoramento de enchentes e poluição são premiados

Palestras, mesas-redondas, premiações e exposições de projetos foram algumas das principais atividades da IV Semana de Engenharia de Energias Renováveis (SEER), do Centro de Energias Alternativas e Renováveis da Universidade Federal da Paraíba (CEAR/UFPB), realizado na última sexta-feira (05). O evento premiou três projetos desenvolvidos por estudantes de Engenharia de Energias Renováveis.
A iniciativa foi promovida pelo Centro Acadêmico de Engenharia de Energias Renováveis e contou com um público de aproximadamente 150 pessoas.
Dentre os projetos premiados, o primeiro lugar foi para o projeto Implantação de Biodigestor em Restaurante da UFPB; o segundo lugar ficou com o Projeto EcoMotion – Reaproveitamento de energia cinética em portas e pisos sensoriais; já o terceiro colocado foi o Sistema de Monitoramento de Enchentes e Poluição (SisMEP), iniciativa que utiliza sensores para alertar sobre riscos de enchentes em João Pessoa. Os projetos dos discentes foram coordenados pelas professoras Riuzuani Lopes e Cristiane Kelly.
A IV Semana de Engenharia de Energias Renováveis foi prestigiada com a participação da comuidade do CEAR e instituições parceiras. A mesa de abertura do evento foi composta pelo diretor do CEAR, professor Euler Macêdo, pelas professoras Thaynara Lago, coordenadora do curso de Engenharia de Energias Renováveis, e Kelly Gomes, docente orientadora do evento, além do discente diretor-geral do evento, Leonardo Mavignier, e do representante Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas na Paraíba (Sebrae-PB), Cláudio Soares.
Como palestrantes, destaque para os professores Raphael Abrahão (UFPB, pesquisador CNPq), Luiz Miranda (NavarraTech e EnergyC) e Félix Neto (Departamento de Engenharia de Energias Renováveis/CEAR); também a advogada Priscilla Maciel, especialista em Direito da Energia, o professor Felipe Lopes (UFPB, pesquisador), o representante da empresa Gracilis Defender, Renan Leite, e a estudante Wênnia Figueiredo, do curso de Engenharia de Energias Renováveis da UFPB.
Participaram, ainda, representantes do grupo Orizon, Bruno Gonçalves e Ednaldo Alves; do Grupo de Estudos sobre Segurança Energética (GESENE-UFPB) do Departamento de Relações Internacionais do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA/UFPB), professora Amanda Galvíncio; e do Greenpeace em João Pessoa, Ruan Navarro.
Além do Sebrae-PB, o evento teve o apoio da empresa de instalação de sistemas fotovoltaicos Concentra Sol, da WG Bolos e da Helô Ateliê Gastronômico.
De acordo com o estudante Leonardo Mavignier Mavignier, o evento marcou a retomada da Semana de Engenharia de Energias Renováveis na UFPB, demonstrando a “importância da Transição Energética no país, com destaque na produção de atividades de alunos na universidade, apresentando soluções sustentáveis para sociedade”, afirmou.
O diretor do CEAR, professor Euler Macêdo, parabenizou todos os responsáveis pela organização do evento e disse que esse tipo de iniciativa “reforça o compromisso do centro com a formação acadêmica de excelência, a inovação tecnológica e a integração com a sociedade, reunindo estudantes, professores e parceiros em torno de ideias que transformam o futuro da energia”.
Confira os nomes dos alunos dos projetos premiados:
Implantação de Biodigestor em Restaurante da UFPB
Felipe Fontel de Almeida Noronha
João Paulo Rodrigues dos Santos
José Gabriel Marques Barbosa
Lucas Vidal Feitosa
Paulo Ricardo Ferreira dos Santos
Projeto EcoMotion – Reaproveitamento de energia cinética em portas e pisos sensoriais
Ana Pietra Medeiros Lisboa Passos
Fernando Mateus de Oliveira Santos
Maria Clara de Oliveira Moura
Severino Silva do Nascimento
Sistema de Monitoramento de Enchentes e Poluição (SisMEP)
Ana Julia Bezerra de Lucena
Ana Luiza Fernandes Araujo
Gyana Maria Bernardo Martins
Julia Amorim dos Santos
Melissa Fallarino Borchardt
***
Texto: Aline Lins
Imagens: Clemente Ricardo Silva
ASCOM/CEAR
