Notícias
Engenharia de Energias Renováveis e Engenharia Elétrica conquistam nota 4 no Guia da Faculdade 2025

Os cursos de Engenharia de Energias Renováveis e Engenharia Elétrica da UFPB mantiveram, em 2025, a nota de 4 estrelas na edição 2025 do Guia da Faculdade (Quero/Estadão). Os resultados foram divulgados nesta sexta-feira (31).
Embora o curso de Engenharia Elétrica tenha mantido a mesma nota do ano anterior, 4 estrelas, no Guia da Faculdade, no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) obteve nota 5, maior nota de Elétrica na Paraíba.
Quanto ao curso de Engenharia de Energias Renováveis, a coordenadora, professora Taynara Lago, destaca que, na edição 2025, nenhum curso de Engenharia de Energias e Engenharia de Energias Renováveis no país recebeu 5 estrelas. “O que faz da nossa avaliação uma nota expressiva atribuída à área. Esse resultado reafirma a excelência do nosso corpo docente, o comprometimento dos estudantes e a qualidade da formação oferecida em uma área estratégica para o futuro sustentável do país”, avalia Taynara Lago.
De acordo com o diretor do CEAR, professor Euler Macêdo, o resultado obtido por Engenharia de Energias Renováveis “reafirma a solidez do nosso projeto formativo e o compromisso do CEAR com a excelência acadêmica”, e “alcançar novamente essa avaliação, sobretudo em um cenário nacional no qual nenhum curso da área obteve 5 estrelas, é um marco que evidencia a qualidade do trabalho desenvolvido por toda a nossa comunidade universitária”.
Ainda segundo o diretor, a avaliação positiva é um reconhecimento público à competência do corpo docente, ao empenho dos estudantes, à dedicação dos técnicos administrativos e ao papel fundamental dos egressos que levam o nome do CEAR para o mercado e para a pesquisa em energias renováveis. Para a Direção, esse resultado é construído diariamente por todos por meio do esforço, visão e compromisso com a educação pública de qualidade. "Essa conquista é coletiva e reflete nossa missão de formar profissionais altamente qualificados e comprometidos com a transição energética e o desenvolvimento sustentável do nosso estado e do Brasil”, assegura o professor Euler.
O Guia da Faculdade utiliza uma metodologia conhecida como "avaliação por pares" para analisar a qualidade de mais de 22 mil cursos superiores em todo o Brasil. Nesse processo, a equipe do Guia atua como um instituto de pesquisa, colhendo a opinião de milhares de professores que atuam no Ensino Superior. Todas as instituições de ensino superior cadastradas no Ministério da Educação (Universidades, Centros Universitários, Faculdades e Institutos) são convidadas a fazer parte do Guia da Faculdade.
Todas as informações sobre o Guia da Faculdade poderão ser consultadas no site do Estadão: https://publicacoes.estadao.com.br/guia-da-faculdade/
***
Texto: Aline Lins
