Notícias
CEAR marca presença com projetos, laboratórios e programa na 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

O Centro de Energias Alternativas e Renováveis da Universidade Federal da Paraíba (CEAR/UFPB) marcam presença na 22ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que acontece em João Pessoa nos dias 30, 31 e 1º de novembro, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, com programação gratuita e entrada aberta a todos os públicos.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é o principal evento de popularização científica do país, promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) há 22 anos. O evento tem como tema "Planeta Água: Cultura Oceânica para Enfrentar as Mudanças Climáticas no Meu Território.

Iniciativas como os projetos “Disseminação das energias renováveis nas escolas”, “Programação e Robótica no Ensino Médio” (Probem), “Tratamento de Resíduos Eletroeletrônicos” (TREE), o programa Grupo de Educação Tutorial de Engenharia Elétrica - PET Elétrica, o Laboratório de Fabricação Digital (FabLab) e a Usina-escola de energia fotovoltaica estão entre os participantes representando o CEAR na SNCT. Essa participação está sob coordenação dos professores do CEAR Taynara Lago, Fabiano Cordeiro Cavalcanti, Lucas Vinícius Hartmann, Nady Rocha, Ademar Virgolino da Silva Netto e José Maurício Ramos de Souza Neto, com o apoio da Direção de Centro e o engajamento dos discentes de Engenharia Elétrica e Engenharia de Energias Renováveis.

A SNCT é organizada pela Secretaria de Ciência e Tecnologia de João Pessoa (Secitec), em parceria com Agência de Fomento de Inovação Tecnológica de João Pessoa (Inovatec-JP), Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) e instituições de ensino superior (UFPB, IFPB e UEPB), além do apoio do MCTI, CNPq, Farol Digital e do governo do Estado da Paraíba.

O tema da edição de 2025, “Planeta Água: Cultura Oceânica para Enfrentar as Mudanças Climáticas no Meu Território”, ressalta a importância da preservação dos recursos hídricos e o papel da ciência na adaptação às mudanças climáticas, em consonância com a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021–2030), da UNESCO.
A programação completa do evento está disponível no site da SNCT.

***
Texto: Aline Lins
Fotos: Arquivo dos projetos do CEAR
