Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Alunos do CEAR desenvolvem programas de computador para empresa pública da Paraíba
conteúdo

Notícias

Alunos do CEAR desenvolvem programas de computador para empresa pública da Paraíba

publicado: 25/09/2025 10h13, última modificação: 25/09/2025 10h19
Ação é uma colaboração entre a Cagepa e a UFPB e possibilita aplicação de conhecimentos adquiridos por alunos em sala de aula

Foto: Divulgação disciplina Técnicas de Programação

Os alunos de Técnicas de Programação do Curso de Engenharia Elétrica do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR/UFPB) apresentaram, para diretores da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), programas de computador desenvolvidos dentro das atividades práticas da disciplina. A apresentação aconteceu neste final de setembro, na sede da empresa pública, no bairro de Jaguaribe, em João Pessoa. 

Os projetos apresentados pelos alunos foram programas de computador capazes de realizar análises iniciais com base em dados fornecidos pela Cagepa. Parte das soluções buscou responder a questionamentos levantados pela própria empresa, ampliando a relevância prática do aprendizado. 

A inciativa é uma ação de colaboração entre a Cagepa e a UFPB, articulada pelo CEAR visando fortalecer as habilidades e conhecimentos dos alunos e apresentando-lhes a realidade de uma empresa pública do setor de saneamento. A ação surgiu como uma possibilidade de apresentar realidades diferentes para os alunos, colocando-os em contato direto com profissionais do setor e permitindo aplicar, na prática, os conhecimentos adquiridos em sala de aula. 

O professor Cleonilson Protásio de Souza, do Departamento de Engenharia Elétrica do CEAR, é o docente responsável pela disciplina Técnicas de Programação e acompanha os alunos no desenvolvimento das atividades práticas. Ele explica que todos os estudantes da disciplina participaram do desenvolvimento dos aplicativos. Contudo, dois grupos se voluntariaram para apresentar os produtos finais à Cagepa, buscando receber retornos diretos da empresa. 

Desse modo, a Cagepa abriu espaço para que os alunos pudessem expor seus projetos e, em contrapartida, engenheiros da Gerência de Gestão de Energia da instituição ofereceram feedbacks técnicos, essenciais para o processo formativo dos alunos, oportunizando também uma visita técnica à empresa para que os discentes conhecessem equipamentos relevantes da área de engenharia elétrica, como motores, transformadores, partidas compensadoras e quadros de comando. 

Para a aluna estagiária de docência do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE/UFPB), Virgínia Vieira Aires, a experiência foi muito enriquecedora. “A interação com os engenheiros da Cagepa despertou ainda mais o interesse dos alunos, que puderam ver a aplicação prática do que desenvolvem na universidade. Além das perguntas e elogios, recebemos sugestões de melhorias que podem orientar os próximos passos dos estudantes. Essa aproximação entre a UFPB e a Cagepa mostra o quanto a colaboração entre Universidade e empresa pública pode gerar frutos concretos, não apenas para a formação acadêmica, mas também para o desenvolvimento de pesquisas e soluções aplicadas às necessidades reais do setor de saneamento”, disse a mestranda. 

Engenheiro da Cagepa, Victor Santos também entende que a experiência tem sido extremamente produtiva em função da troca de conhecimentos com alunos que estão em fase de construção do saber acadêmico, oportunizando-lhes direcionar a produtividade para casos reais de trabalho e colaborando com a formação de profissionais. “Disseminar conhecimento aplicado a cidadania é parte importante na nossa missão enquanto empresa e continuaremos nessas pontes com a academia que são extremamente frutíferas”, pontuou. 

***

Texto: Aline Lins

Foto: Divulgação da disciplina Técnicas de Programação