Você está aqui: Página Inicial > Contents > Destaques > Alunos do CEAR se destacam no Bootcamp Aceler.AI Deep Techs PB
conteúdo

Notícias

Alunos do CEAR se destacam no Bootcamp Aceler.AI Deep Techs PB

publicado: 22/09/2025 08h43, última modificação: 22/09/2025 10h50
Equipe foi aprovada com protótipo desenvolvido com o uso de IA para detecção de microfissuras em módulos fotovoltaicos

Foto: Arquivo pessoal da Open Analitycs

Estudantes do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR/UFPB) marcaram presença no Bootcamp Aceler.AI Deep Techs PB, realizado na última quarta-feira (17), em João Pessoa, e conquistaram posição de destaque no evento, com um protótipo em que utilizam IA para detecção de microfissuras em módulos fotovoltaicos.

O Bootcamp faz parte da etapa de Ideação do Programa Aceler.AI Deep Techs PB, uma iniciativa do Sebrae Paraíba em parceria com o Centro de Competência EMBRAPII VIRTUS (VIRTUS-CC) que tem como objetivo fomentar a criação e o desenvolvimento de Startups Deep Techs na Paraíba, impulsionando o potencial de inovação das universidades e institutos de pesquisa da região metropolitana de João Pessoa-PB. 

A direção do CEAR apoia esse tipo de iniciativa e considera vital para o desenvolvimento por completo dos alunos do Centro. Nesta edição, alunos da disciplina Introdução à Ciência dos Materiais, ministrada pela professora Kelly Gomes, docente do Departamento de Engenharia de Energias Renováveis e coordenadora do Laboratório de Síntese e Caracterização de Filmes Finos – LabFilm/CEAR, participaram de uma imersão de oito horas, combinando teoria e prática. As equipes foram desafiadas a aplicar metodologias empreendedoras para transformar pesquisas acadêmicas em propostas de negócio.

As equipes EcoBlade, Open Analitycs, SolarClean e Clean Ligth atuaram na temática de reaproveitamento de pás eólica para desenvolvimento de produtos da construção civil; desenvolvimento de protótipo automatizado e com uso de IA para detecção de microfissuras em módulos fotovoltaicos, bem como para monitoramento em tempo real com mitigação da sujidade em módulos fotovoltaicos, além do projeto para desenvolvimento de software de gestão de créditos de carbono.

Entre as nove equipes participantes do Bootcamp, a Open Analitycs, formada por Daniel Reginaldo, Douglas Wille e José Ariel, todos do curso de Engenharia de Energias Renováveis do CEAR/UFPB, foi selecionada como um dos três grandes destaques da etapa João Pessoa, ao lado dos grupos Bioquanta e NanoHealth Solutions. 

Foto: Open Analitycs

O programa prevê a realização de cinco bootcamps em instituições paraibanas: dois na UFPB (campus de João Pessoa e de Rio Tinto), dois no IFPB (campus de João Pessoa e de Cabedelo) e um na Unipê. Cada bootcamp terá três equipes selecionadas para participar da fase de Pré-Aceleração do programa do Virtus-CC, que acontecerá de outubro de 2025 a janeiro de 2026.

Segundo a professora Kelly Gomes, que apoiou o evento e atuou como mentora das equipes, a participação dos alunos representa “um passo importante para aproximar o conhecimento científico das demandas do mercado, estimulando a inovação e o empreendedorismo tecnológico”. 

De acordo com o aluno Douglas Wille, a oportunidade proporcionada pela professora Kelly para os alunos de ICM trouxe um momento enriquecedor. “O evento possibilitou vivências práticas de problemas reais, aprimoramento da comunicação, além de possibilitar aprimorar ideias/projetos que têm o objetivo de resolver problemas complexos em um curto espaço de tempo. Estamos muito felizes com os resultados obtidos nessa empreitada e pela oportunidade de participar do BootCamp”, afirmou o discente. 

Para Rafaella Catão, analista de inovação do Sebrae PB, o Aceler.AI Deep Techs PB representa um marco para o ecossistema de inovação da Paraíba e, ao promover o Bootcamp na UFPB, foi possível aproximar alunos, professores e pesquisadores das oportunidades de transformar conhecimento científico em soluções de impacto para a sociedade e para o mercado. “Essa iniciativa fortalece a cultura empreendedora dentro das instituições de ensino e cria condições para que ideias inovadoras avancem para se tornarem startups de base tecnológica. Para o Sebrae Paraíba, é fundamental apoiar esse processo, conectando a pesquisa ao empreendedorismo e estimulando a criação de negócios que podem colocar o nosso Estado em destaque no cenário nacional de inovação”, disse.

*** 

Texto: Aline Lins – com informações de Kelly Gomes (Docente do DEER)
Imagens: Arquivo pessoal da Open Analitycs