Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Organização do projeto Smart Grid no Contexto da Geração Distribuída, Armazenamento de Energia e Mobilidade Elétrica

Notícias

publicado: 20/12/2019 00h00, última modificação: 04/04/2020 10h09

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica – PPGEE, do Centro de Energias Alternativas e Renováveis – CEAR, da Universidade Federal da Paraíba – UFPB em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN e a Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS – UNIJUÍ, sob a coordenação do Smart Grid Group – SG2, promoveu no segundo semestre de 2019, o projeto intitulado Smart Grid no Contexto da Geração Distribuída, Armazenamento de Energia e Mobilidade Elétrica no âmbito do Edital CAPES no 14/2018, Programa Escola de Altos Estudos – EAE

A proposta metodológica para o Projeto do EAE, foi elaborada de maneira didática/pedagógica de objetivando incorporar em seu desenvolvimento a concepção para a implementação das Smart Grid. Não existe um conceito único de Smart Grid, assim como não existe uma tecnologia única para elas. O que temos são um conjunto de soluções que podem ser sintetizadas em: inteligência, interoperabilidade e fluxo de potência bidirecional.

Neste sentido, o projeto foi pensado de maneira a abranger alguns aspectos, considerados aqui como os mais relevantes para os Programas de Pós-Graduação envolvidos, que são:

• Sistema de Geração Distribuída (eólica e Solar).
  • Sistemas de Armazenamento de Energia (baterias e veículos elétricos).
  • Sistema Elétrico de Potência (redes elétricas de distribuição, microgrids, etc).

O projeto constituiu-se na vinda de cinco pesquisadores estrangeiros de renome internacional, sendo um dos Estados Unidos, dois de Portugal, um do Canadá e um da França. Estes pesquisadores ministraram os seguintes cursos:

1. Advancements in Power Electronics, Grid-connected Inverters and Energy Storage Systems for Distributed Energy Resources. Prof. Dr. Bulent Sarlioglu University of Wisconsin/Madison, USA – August 05 to 09
  2. Information theory and cognitive models contributing to smarter networks. Prof. Dr. Vladimiro Miranda INESC/TEC, Univ. do Porto, Porto, Portugal – October 16 to 21.
  3. Real-Time Networks. Prof. Dr. Luis Almeida, University of Porto, Portugal - October 22 to 28.
  4. Hybrid and electric vehicles. Prof. Dr. Ali Emadi, McMaster University, Ontário, Canadá - November 04 to 08 (morning).
  5. Optimization for Electric Engineering: Application to energy management of micro-grids and electric transportation. Prof. Dr. Vincent Reinbold University Paris-Saclay – France - November 04 to 08 (afternoon).

Aproveitando a presença do Prof. Dr. Bulent Sarlioglu, no dia 09 de agosto, sexta-feira, das 14:00 às 18:00 horas, foi realizada uma mesa redonda, contando com a presença do Prof. Dr. Antonio Marcus Nogueira Lima, do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande e do Prof. Dr. Edison Roberto Cabral da Silva do DEE/UFPB. O debate foi moderado pela Profa. Dra. Camila Seibel Gehrke, SG2/CEAR/UFPB. A mesa redonda pautou sobre “Tendências da Eletrônica de Potência para uma Rede Elétrica Mais Inteligente”.

Além dos cursos e da mesa redonda, foi organizado o Energy Summit 2019, aproveitando a presença do Prof. Dr. Vladimiro Miranda. Participaram do evento os seguintes painelistas:

• Dr. Robson Barbosa, – Secretaria Executiva de Energia e do Programa de Aceleração do Crescimento, Governo da Paraíba.
  • Dr. Rafael Barros Araújo, Empresa de Pesquisa Energética
  • Eng. Flávio Lins, Operador Nacional do Sistema (ONS)
  • Eng. Rafael Vieira, Transmissora Aliança de Energia (TAESA)
  • Dr. Douglas Balduino Guedes da Nobrega, Centrais Hidroelétricas do São Francisco (CHESF)
  • Dr. Marcelo Martins Andrade, - Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool no Estado da Paraíba (SINDALCOOL/PB)
  • Dr. Gustavo Buiatti, ALSOL Energias Alternativas
  • Ms. Sávio Ricardo Muniz Aires da Costa (ENERGISA/SA.)

Houve uma participação bastante efetiva dos discentes/docentes das três Instituições envolvidas além de profissionais da área tanto em termos presenciais como assistência via web que totalizaram um efetivo de 454 participantes nos cinco cursos e eventos.

O EAE abriu possibilidades para o intercâmbio de docentes e discentes com as Instituições dos pesquisadores visitantes.