www.brasil.gov.br
LogoCEAR150

PPGER

Programa de Pós-Graduação em Energias Renováveis

Centro de Energias Alternativas e Renováveis

Universidade Federal da Paraíba

Linhas de Pesquisa

Sistemas de Energias Renováveis

Nesta linha de pesquisa serão estudados sistemas e processos para conversão e uso racional de energia solar por via térmica, fotovoltaica, eólica e química. Aplicações em desenvolvimento de sistemas para refrigeração e climatização usando adsorção com regeneração por energia renovável. Desenvolvimento de sistemas de concentração solar para aplicação em motores Stirling e coletores concentradores lineares para processos de termoconversão. Na área de energia solar fotovoltaica serão estudados e otimizados sistemas convencionais de refrigeração por compressão com termoacumulação, assim como a engenharia de redes. Métodos numéricos e ferramentas computacionais serão usados como forma de caracterização e otimização dos sistemas estudados.


Meio Ambiente, Economia e Aproveitamento Energético

Nesta linha será buscada uma melhor compreensão do meio ambiente e das trocas de energia, visando gerar conhecimentos para o uso sustentável dos recursos naturais. Serão desenvolvidas ferramentas de gestão ambiental e de compreensão das mudanças climáticas, suas consequências e possíveis medidas de adaptação. Os estudos também incluirão avaliações de impacto ambiental em projetos de energias renováveis. Serão realizados estudos de viabilidade econômica e social de projetos, e estudos de mercado e desigualdades regionais aplicados às energias renováveis. Esta linha também possui como objetivo vencer as barreiras que dificultam a consolidação de um uso mais eficiente e racional da energia, através da combinação de diferentes tecnologias e recursos energéticos, resultando num melhor aproveitamento dos recursos naturais.


Materiais Aplicados às Energias Renováveis

Nesta linha se realizará pesquisa e desenvolvimento de materiais (cerâmicos, metálicos e poliméricos), sistemas estruturais, compósitos nanoestruturados, materiais funcionais, desenvolvimento de novos materiais que possam ser aplicados às tecnologias do uso da energia. Os estudos de novos materiais incluirão a avaliação das propriedades termofísicas e químicas, do desempenho termomecânico, da servicibilidade e do ciclo de vida em toda a cadeia produtiva no setor da energia. Também será estudado o aproveitamento e a incorporação produtiva de materiais residuais, através da sua caracterização e da simulação de aplicações sustentáveis em tecnologia de energia renovável.

 

Professores por linha de pesquisa

Sistemas de Energias Renováveis

João Alves de Lima, José Maurício A. M. Gurgel, Márcio Rodrigo de Araújo Souza e Alberto Soto Lock. 

Meio Ambiente, Economia e Aproveitamento Energético

Luiz Moreira Coelho Junior, Monica Carvalho, Raphael Abrahão, Paulo Rotella Junior e Rogério Santana Peruchi e Riuzuani Michelle B.P. Lopes.

Materiais Aplicados às Energias Renováveis

Flávia de Medeiros Aquino, Kelly Cristiane Gomes da Silva, Marta Célia D. Silva e Pollyana C. R. Fernandes.