www.brasil.gov.br
LogoCEAR150

CEAR

Centro de Energias Alternativas e Renováveis

Universidade Federal da Paraíba

PROGRAMA DE BOLSA DE EXTENSÃO - PROBEX

PROGRAMA DE BOLSA DE EXTENSÃO - PROBEX

O Programa Institucional de Bolsas de Extensão da Universidade Federal da Paraíba (PROBEX). O PROBEX tem como objetivo incentivar a participação de alunos, servidores técnicos e professores nas atividades de extensão da UFPB, contribuindo para o seu fortalecimento e estimular o desenvolvimento da criatividade em busca de soluções frente ao confronto do saber científico com o saber popular, aprimorando o processo formativo de profissionais enquanto cidadãos.

Mais Informações:

Resolução PROBEX- nº76/97

 


 PROBEX 2016

Projetos PROBEX 2016 do CEAR

 

Título do projeto: Projeto Fórmula Elétrico UFPB: Uma Solução Completa de Engenharia e Responsabilidade com o Meio Ambiente

Resumo: Este projeto de extensão tem como objetivo principal a inserção de estudantes extensionistas, graduandos do curso de Engenharia Elétrica ou mecânica no setor automotivo sustentável, principalmente da área relacionada aos veículos elétricos, que é uma área que em breve será uma realidade mundial, pois permite a cada dia que passa o desenvolvimento de tecnologias que sejam menos agressivas com o meio ambiente que vivemos. O aluno extensionista será responsável por participar da equipe Fórmula-E UFPB e buscar relacionar qual o impacto da tecnologia dos veículos elétricos terá na sociedade, também será responsável por disseminar essa tecnologia por meio de seminários em escolas públicas e privadas, participações em feiras e eventos automobilísticos, e produção de material didático expositivo para distribuição com o público.

Coordenador do Projeto:Euler Cássio Tavares de Macedo; E-MAIL: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Colaboradores Docentes: Juan Moises Mauricio Villanueva; Nady Rocha; Lucas Vinicius Hartmann

Discentes Bolsistas: Sammuel Arruda Teixeira

Técnico-administratrivo da UFPB: Não existem Técnicos na sua atividade

Outros Membros Externos a UFPB: Não existem Membros externos na sua atividade

 

 

Título do projeto: Inclusão Tecnológica: Uso da energia solar fotovoltaica em habitações populares de interesse social

Resumo: O presente Projeto de Extensão visa a atender uma demanda social de inclusão tecnológica no que diz respeito ao acesso às tecnologias de auto-produção/geração de energia elétrica à partir de fontes de energia renováveis, especificamente a energia solar fotovoltaica. Na conceituação de geração distribuída de energia elétrica em larga escala, o agente fundamental e imprescindível no processo de popularização tecnológica é a comunidade civil. Na grande maioria das vezes uma parcela da população, especialmente aquelas desprovidas de recursos financeiros e marginais aos sistemas de financiamento bancários, são normalmente  excluídas, ou tardiamente incluídas, neste processo de acesso à tecnologia. Este Projeto de Extensão tem por objetivo principal atender, na forma de um estudo estruturado, e de um projeto de implantação de um sistema fotovoltaico em geração distribuída, as populações incluídas em Programas de Habitação Popular, cujos perfis socio-econômicos demonstrem maior vulnerabilidade. Espera-se, ao final desta ação, demonstrar, de maneira inequívoca, a importância e o impacto social e econômica do atendimento tecnológico destas populações e assim criar subsídios técnicos que favoreçam a tomada de decisão por parte dos organismos governamentais na implantação sistêmica de sistemas de geração de energia em estruturas de habitação populares em funcionamento, em execução e vindouros.

Coordenador do Projeto: João Marcelo Dias Ferreira; E-MAIL: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.;

Colaboradores Docentes: Kleber Carneiro de Oliveira;

Discentes Bolsistas: Kamilla Maia Barreto

Técnico-administratrivo da UFPB: Não existem Técnicos na sua atividade

Outros Membros Externos a UFPB: Não existem Membros externos na sua atividade

 

 

Título do projeto: Desenvolvimento de Pluviômetros de Baixo custo para Medição de Chuvas

Resumo: Desenvolvimento de um pluviômetro de baixo custo para medição de chuvas para a implementação de alertas antecipados de emergências no bairro do Timbó (município de João Pessoa).

Coordenador do Projeto: Juan Moises Mauricio Villanueva; E-MAIL: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.;

Colaboradores Docentes: Alexsandro José Virgínio dos Santos; Euler Cássio Tavares de Macedo; Lucas Vinicius Hartmann; Fabricio Braga Soares de Carvalho; Jose Mauricio Ramos de Souza Neto.

Discentes Bolsistas: Ulisses Lopes Monteiro

Técnico-administratrivo da UFPB: Não existem Técnicos na sua atividade

Outros Membros Externos a UFPB: Waslon Terllizzie Araújo

 

 

Título do projeto: Disseminação da Educação Ambiental  através da Avaliação de Protótipo para Reúso de Águas - Fase II

Resumo: A água tem sido tratada com um bem finito e sua disponibilidade é considerada um dos fatores mais importantes do nosso tempo. Sua escassez é agravada pela contaminação dos aquíferos e riscos de desabastecimento em todo o mundo. Ao longo da história da humanidade, a visão de progresso vem se confundindo com um crescente domínio e transformação da natureza. Nesse modelo linear, os recursos naturais são vistos como ilimitados e os resíduos gerados são depositados em aterros. A preservação da natureza tem sido vista como antagônica ao desenvolvimento ficando limitada a criação de parques e áreas destinadas à preservação de amostras da natureza para, evitando-se a extinção de espécies. Diante de tal situação é imprescindível à busca por alternativas que minimizem o consumo dos recursos naturais, em especial os hídricos. Assim, o objetivo desta ação é colaborar para a educação ambiental da comunidade e consolidar uma alternativa viável para reuso de águas através do protótipo de reaproveitamento de águas cinzas. Nesta segunda fase do projeto, visasse possibilitar uma maior disseminação do projeto através da conscientização e melhoria da qualidade de vida da população de João Pessoa, onde três bairros (Valentina, Bancários e Altiplano) serão alvos da proposta. Ainda nesta fase, visa-se a automação do sistema de captação das águas, possibilitando maior aproveitamento dos recursos hídricos. A proposta, versa de possibilitar o aprendizado e treinamento dos discentes do curso de Energias Renováveis (Graduação e Pós-Graduação) do CEAR da UFPB, na automação do protótipo, aliando ensino, pesquisa e extensão.

Coordenador do Projeto: Kelly Cristiane Gomes da Silva; E-MAIL: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.;

Colaboradores Docentes: José Felix da Silva Neto

Discentes Bolsistas: Gabriela de Oliveira Galvão

Técnico-administratrivo da UFPB: Sérgio Pessoa de Lima Marques

Outros Membros Externos a UFPB: Décio Carvalho Lima; Danielle Leite Silva; Marçal Rosas Florentino Lima Filho

 

 

Título do projeto: FabLab João Pessoa: incentivando a inovação através do acesso público à tecnologia.

Resumo: Um FabLab (Laboratório de fabricação do inglês fabrication laboratory) é uma pequena oficina que oferece fabricação digital pessoal. O FabLab é geralmente equipado com um conjunto de ferramentas flexíveis de comando numérico computadorizado (CNC) que cobrem diversas escalas de tamanho e diversos materiais, com o objetivo de fazer 'quase tudo'. Nesse sentindo, esse projeto de extensão tem extrema relevância para capacitar pessoas e facilitar o desenvolvimento tecnológico dos discentes, bem como da população em geral.

Coordenador do Projeto: Camila Seibel Gehrke; E-MAIL: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.;

Colaboradores Docentes: Jose Mauricio Ramos de Souza Neto

Discentes Bolsistas: Fellipe André Lucena de Oliveira

Técnico-administratrivo da UFPB: Não existem Técnicos na sua atividade

Outros Membros Externos a UFPB: Não existem Membros externos na sua atividade

 

 

Título do projeto: Aumento da eficiência energética da iluminação elétrica da UFPB utilizando painéis fotovoltaicos

Resumo: Buscando melhorar a qualidade da iluminação da UFPB, em parceria com a Comissão de Gestão Ambiental, busca-se fazer um levantamento dos pontos de iluminação existentes, torna-los mais eficientes e quando possível utilizar como fonte de energia elétrica, painéis fotovoltaicos. A questão de iluminação da UFPB diz respeito também à segurança. Uma vez que há locais onde não há iluminação alguma e que geram certo temor por parte da comunidade acadêmica com relação a assaltos, por exemplo. Em outros locais existem postes com lâmpadas pouco eficientes, possibilitando a troca por outra mais eficiente, que além de iluminar mais, tendem a ter um menor consumo. Desta forma existe uma necessidade clara da UFPB, da troca ou instalação de posteis com lâmpadas mais eficientes, havendo ainda a possibilidade da utilização de painéis fotovoltaicos. A energia solar fotovoltaica é uma energia limpa, sem ruídos e principalmente, é de graça, uma vez que a sua principal fonte é o Sol. Através da implementação de pontos de iluminação extras e melhoraria na quantidade e qualidade da iluminação comum existente, deseja-se suprir esta necessidade da comunidade e melhorar a sua segurança. Baseado nos conhecimentos adquiridos em sala de aula, buscar a construção desses pontos de iluminação emergencial utilizando células fotovoltaicas e baterias como fonte de energia elétrica e armazenamento. Esse resultado será alcançado com a participação da comunidade do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR) da UFPB e da CGA/UFPB, local onde será realizado o estudo de caso.

Coordenador do Projeto: Kleber Carneiro de Oliveira; E-MAIL: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.;

Colaboradores Docentes: João Marcelo Dias Ferreira; Joacio de Araujo Morais Junior

Discentes Bolsistas: Marcelo Geisler de Brito Lira

Técnico-administratrivo da UFPB: Não existem Técnicos na sua atividade

Outros Membros Externos a UFPB: Não existem Membros externos na sua atividade

 

 

Título do projeto: Formação Complementar do Bolsista da Assessoria de Extensão: Inspeção das Instalações Elétricas da Universidade Federal da Paraíba

Resumo: Neste projeto pretende-se inspecionar as instalações elétricas dos blocos do Centro de Tecnologia da Universidade Federal da Paraíba e criar um prontuário com os esquemas elétricos (quando não existir) de todos os quadros gerais e parciais, identificar e quantificar as cargas e seus tipos (iluminação, tomadas de corrente de uso geral ou específica) com o objetivo de identificar quais medidas deverão ser tomadas pelos gestores como o objetivo de garantir uma redução no desperdício da energia elétrica, como também identificar problemas e má conservação das instalações contribuindo com a conservação do patrimônio da Universidade Federal da Paraíba e preservação da saúde e o bem-estar de alunos e funcionários.

Coordenador do Projeto: Nady Rocha; E-MAIL: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.;

Colaboradores Docentes: Clivaldo Silva de Araújo; Rogério Gaspar de Almeida; Alexandre Cézar de Castro

Discentes Bolsistas: Caio Henrique Acioli Winkeler

Técnico-administratrivo da UFPB: Wolney Lucena Santana

Outros Membros Externos a UFPB: Não existem Membros externos na sua atividade

 

 

 Título do projeto: Robótica Educativa na Formação Complementar dos Alunos do Ensino Médio

Resumo: Este projeto propõe a preparação e a realização de um curso de robótica básica para o ensino de robótica nas escolas da rede pública da cidade de João Pessoa. O curso será desenvolvido utilizado a plataforma conhecida por Arduino que apresenta uma interface de programação simples e intuitiva.    Desta maneira, pretende-se promover a interação com as escolas da rede pública de ensino e o curso de Engenharia Elétrica da UFPB de maneira a cativar e motivar os estudantes pela área tecnológica, por meio de experimentos e exposições na área de robótica, além de despertar nesses alunos das relações existentes entre as diversas áreas do conhecimento. Contribuindo assim, na melhoria da qualidade de ensino das escolas da rede pública.

Coordenador do Projeto: Nady Rocha; E-MAIL: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.;

Colaboradores Docentes: Alexsandro José Virgínio dos Santos; Euler Cássio Tavares de Macedo; Jose Mauricio Ramos de Souza Neto; Lucas Vinicius Hartmann

Discentes Bolsistas: Jordan da Silva Floriano

Técnico-administratrivo da UFPB: Não existem Técnicos na sua atividade

Outros Membros Externos a UFPB: Tomaz Passaman

 

 

PROBEX 2015 

Projetos PROBEX 2015 do CEAR

 

Título do projeto: Sistemas de Redes de Sensores como Ferramenta para a Implementação de Alertas Antecipados de Emergência: Estudo do Caso Bairro do Timbó/João Pessoa (Parte II)

Resumo: O monitoramento de chuvas no território brasileiro é de fundamental importância quanto a ativação de alertas de emergências frente a situações críticas ou desastres naturais. Embora, no Brasil, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) realize esta função, o estado da Paraíba encontra-se com diversas deficiências quanto a este tipo de monitoramento e ativação de alertas se refere, devido principalmente à falta de mapeamentos de áreas de risco de prováveis desastres naturais. Assim, este projeto tem como objetivo realizar a avaliação, estudo e implementação de uma rede de sensores de baixo custo para medição da intensidade de chuvas, baseada nos conceitos de redes de sensores, visando assim, a implementação futura de um sistema de alertas de emergências ativadas pelas chuvas, mitigando o número de pessoas atingidas por este fenômeno natural. Como estudo de caso, foi selecionada a localidade do Timbó, localizado no município de João Pessoa. Este projeto conta com o apoio da Defesa Civil do Município de João Pessoa e a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA). Cabe destacar que este projeto dará a continuidade ao projeto de extensão desenvolvido nos editais do PROBEX/2013 e PROBEX/2014. 

Coordenador do Projeto: Juan Moises Mauricio Villanueva; E-MAIL: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.;

Colaboradores Docentes: Euler Cássio Tavares de Macedo; Fabricio Braga Soares de Carvalho; Isaac Maia Pessoa; Lucas Vinicius Hartmann

Discentes Bolsistas: Caio Cézar Aquino de Oliveira; Gabriel Dalmolin

Técnico-administratrivo da UFPB: Não existem Técnicos na sua atividade

Outros Membros Externos a UFPB: Walson Terllizzie Araújo

 

 Título do Projeto: Disseminação da Educação Ambiental através da Avalição de Protótipo para Reúso de Águas

Resumo: A água já tem sido tratada com um bem finito e é constantemente classificada como o insumo do século.Sua disponibilidade é considerada um dos fatores mais importantes do nosso tempo e quem detiver controle sobre esse recurso, terá vantagens consideráveis. A sua escassez é agravada pela contaminação dos corpos aquíferos e riscos de desabastecimento em todo o mundo. Ao longo da história da humanidade, a visão de progresso vem se confundindo com um crescente domínio e transformação da natureza. Nesse modelo linear, os recursos naturais são vistos como ilimitados e os resíduos gerados durante a produção e ao final da vida útil dos produtos são depositados em aterros. A preservação da natureza tem sido vista, de forma geral, como antagônica ao desenvolvimento ficando assim limitada a criação de parques, áreas especiais destinadas à preservação de amostras da natureza para as gerações futuras, evitando-se a extinção de espécies. Diante de tal situação é imprescindível à busca por novas alternativas que minimizem o consumo de água. Assim, nosso objetivo é colaborar para a educação ambiental da comunidade e consolidar uma alternativa viável para reuso de águas que é o protótipo da torre de reaproveitamento de águas cinzas. Possibilitando assim, uma conscientização e visando uma melhoria da qualidade de vida desta população. A proposta, também, versa de possibilitar o aprendizado e treinamento dos discentes do curso de Engenharia de Energias Renováveis e dos Programas de Pós-Graduação do CEAR da UFPB. Aliando, assim ensino, pesquisa e extensão.

Coordenador do Projeto: Kelly Cristiane Gomes da Silva; E-MAIL: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Colaboradores Docentes: José Felix da Silva Neto; Sandro Marden Torres

Discentes Bolsistas: Ithyara D. Machado de Medeiros

Discentes Voluntários: Débora Tuane de Araújo Ferreira; Gilvandro Cesar Marques Filho; Isaias Claudino Almeida Diniz; João Arthur Moura Oliveira da Silva

Técnico-administrativo da UFPB: Sérgio Pessoa de Lima Marques

Outros membros externos a UFPB: Antonio Farias Leal; Décio Carvalho Lima; Danielle Leite Silva; Marçal Rosas Florentino Lima Filho;

 

 

Título do Projeto: Desenvolvimento de um sistema fotovoltaico integrado à edificações urbanas.

Resumo:Embora sejam muito grandes as reservas de petróleo, gás e carvão no mundo, a disponibilidade desses recursos fósseis diminui a cada dia que passa por conta de sua quantidade limitada na natureza. Neste contexto, as fontes renováveis de energia passam a receber maior atenção em todo o mundo. O Brasil, especialmente a região Nordeste, apresenta um dos maiores potenciais do mundo em produção de energia solar fotovoltaica por estar dentre as maiores regiões em incidência de radiação. Entretanto, essa forma de energia ainda é pouco aproveitada na matriz energética nacional. Falta à sociedade brasileira o conhecimento sobre a importância do uso deste tipo de energia e as tecnologias ligadas ao seu aproveitamento. O objetivo deste trabalho é disseminar o uso das energias renováveis como fonte de energia elétrica, mais especificamente a utilização da energia fotovoltaica entre os municípios e sua população. A energia fotovoltaica deverá ser utilizada em lugares onde o público alvo possa utilizar da mesma, como em lugares publico, onde a população possa, por exemplo, utilizar a energia solar fotovoltaica em equipamentos eletrônicos, como em bancos de praças ou postes com módulos fotovoltaicos integrados. Esse resultado será alcançado com a participação da comunidade do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR) da UFPB e do município de Triunfo- PB, local onde será realizado o estudo de caso.

Coordenador do Projeto: Kleber Carneiro de Oliveira; E-MAIL: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 

Colaboradores Docentes: João Marcelo Dias Ferreira; José Felix da Silva Neto; 

Discentes Bolsistas: Marcelo Geisler de Brito Lira;

Técnico-administrativo da UFPB: Não existem Técnicos na sua atividade.

Outros membros externos a UFPB: Não existem Membros externos na sua atividade.

 

 




























PROBEX 2014

Projetos PROBEX 2014 do CEAR

 

Título do Projeto: Inovação Tecnológica no Setor Agrícola Paraibano por meio da Inserção de Técnicas de Sensoriamento Remoto-Parte II

Resumo:Por meio da tecnologia de sensoriamento remoto é possível se obter informações sobre o nível de água existente no solo possibilitando de forma direta o uso racional de água e eletricidade e de forma indireta, a redução do uso de agrotóxicos e adubos químicos. Com o intuito de manter a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, pretende-se realizar o estudo e desenvolvimento de sensores de umidade de solo de baixo custo utilizando os conhecimentos e tecnologias disponíveis na UFPB. A utilização de sensores de umidade do solo permite a difusão de conhecimentos técnicos à empresa parceira, e a consequente c0apacitação do corpo técnico. O controle da umidade do solo possibilita o acompanhamento de forma exata de grandezas relacionadas ao agronegócio, possibilitando aos agricultores fazer os ajustes necessários para obter o aproveitamento ótimo do plantio.

Coordenador do Projeto: Prof. Dr. Euler Cássio Tavares de Macedo. E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Colaboradores Docentes: Nady Rocha, Juan Mauricio Villanueva e Lucas Vinicius Hartmann.

Discentes: Bolsistas:  Fernanda Rodrigues Paulo, Matheus Henrique Renovato Freire; Colaboradores: Filipe Cadmo Mariano De Freitas.

Título do Projeto: Universidade e escola: Despertando o interesse pela ciência aeronáutica.

Resumo:É notória a deficiência na difusão da prática tecnológica do ensino secundário, tal afirmação reforça ainda mais a intenção de transmitir o conhecimento para o público alvo. No cenário atual, o estudo da aeronáutica ganha cada vez m ais importância, devido aos avanços tecnológicos e a necessidade de maior conforto e eficiência ligada ao setor. Os investimentos são cada vez maiores na área de projetos e a busca por criatividade, inovação e atualização é fator determinante para um melhor desempenho no mercado. A inserção de alunos do ensino básico e fundamental neste cenário mostra o início da mudança de um a visão futurística onde o Brasil passa a ser formador e não um importador de mão de obra qualificada. Com base na necessidade apres entada, foi elaborado um projeto multidisciplinar através de ação interna universitária que obteve êxito ao longo dos anos que busca introduzir a com unidade na área tecnológica e incentivar a es colha das Engenharias com o carreira universitária.

Coordenador do Projeto: Prof. Dr. Gilberto Augusto Amado Moreira. E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Discentes: Bolsista: Diego Rocha Silva; Colaboradores: Elvis Delano Alves Vieira, Felipe Maraschin Prerira de Souza, Luiz Guilherme Brito de Almeida, Pedro Henrique Dias de Veras de Souza, Alberto Gadelha Fontes Neto, Arthur Américo Cantalice de Luna, Arthur de Sousa Lima Carvalho, Hian Nogueira Cornélio, Iago Mangueira Leite.

Título do Projeto: Sistemas de Redes de Sensores como Ferramenta para a Implementação de Alertas Antecipados de Emergência: Estudo de Caso Bairro do Timbó/João Pessoa.

Resumo:O monitoramento de chuvas no território brasileiro é de fundamental importância quanto a ativação de alertas de emergências frente a situações críticas ou desastres naturais. Embora, no Brasil, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) realize esta função, o estado da Paraíba encontra-se com diversas deficiências quanto a este tipo de monitoramento e ativação de alertas se refere, devido principalmente à falta de mapeamentos de áreas de risco de prováveis desastres naturais. Assim, este projeto tem como objetivo realizar a avaliação, estudo e implementação de uma rede de sensores de baixo custo para medição da intensidade de chuvas, baseada nos conceitos de redes de sensores, visando assim, a implementação futura de um sistema de alertas de emergências ativadas pelas chuvas, mitigando o número de pessoas atingidas por este fenômeno natural. Como estudo de caso, foi selecionada a localidade do Timbó, localizado no município de João Pessoa. Este projeto conta com o apoio da Defesa Civil do Município de João Pessoa e a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA). Cabe destacar que este projeto dará a continuidade ao projeto de extensão desenvolvido no PROBEX/2013.

Coordenador do Projeto: Juan Moises Mauricio Villanueva. E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Colaboradores Docentes: Fabricio Braga Soares de Carvalho, Rafael de Sousa Marinho, Euler Cássio Tavares de Macedo e Issac Maia Pessoa.

Discentes: Bolsistas: Auritonio Gerônimo Guimarães, Caio Cézar Aquino de Freitas.

Título do Projeto: Avaliação do Uso de Energia Solar Fotovoltaica na Irrigação de Áreas de Agricultura Familiar.

Resumo:Uma das áreas que desempenha um importante papel na economia e sociedade brasileiras é a agricultura. Contudo, o desenvolvimento da mesma a nível de produção familiar somente é viável e rentável na medida que sejam adotadas tecnologias racionais que possibilitem a obtenção de produtos competitivos. Nesse sentido o desenvolvimento de tecnologias que possibilitem a redução dos custos do processo de produção é uma importante ferramenta para a agricultura familiar sustentável. Com o desenvolvimento do Programa de Extensão Uso de Energia Solar para a produção de eletricidade na irrigação de áreas de agricultura familiar vem possibilitar este desenvolvimento, visto que esta é uma forma de energia mais barata e de fonte perene, sendo utilizada como meio de suprir a demanda de energia elétrica utilizada na irrigação do plantio de culturas frutíferas e hortaliças. O objetivo principal desta proposta é avaliar o efeito deste uso de energia como metodologia para o desenvolvimento rural dos municípios de Mamanguape e Boqueirão. Como resultados desta ação de extensão espera-se determinar os parâmetros positivos e negativos da ação de extensão a qual o projeto está vinculado, bem como o empoderamento e difusão desses conhecimentos e da tecnologias adotados pela comunidade de forma continuada e disseminada.

Coordenadora do Projeto: Kelly Cristiane Gomes da Silva. E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Vice Coordenador do Projeto: José Felix da Silva Neto

Colaboradores Docentes: José Mauricio A. de M. Gurgel, Zaqueu Ernesto da Silva, Mauricio Javier de Levin e Roseilton Fernandes dos Santos.

Discentes: Bolsistas: Alanna Feijó dos Santos, João Arthur Moura Oliveira da Silva; Colaborador: Cristiano dos Santos Sousa, Débora Tuane de Araújo Ferreira, Elder Cunha de Lira, Jéssica Felipe do Nascimento.

Título do Projeto: Desenvolvimento de software para dimensionamento de sistemas de energia renováveis aplicados à indústria paraibana.

Resumo:Embora sejam muito grandes as reservas de petróleo, gás e carvão no mundo, a disponibilidade desses recursos fósseis diminui a cada dia que passa por conta de sua quantidade limitada na natureza. Neste contexto, as fontes renováveis de energia passam a receber maior atenção em todo o mundo. O Brasil, especialmente a região Nordeste, apresenta um dos maiores potenciais do mundo em produção de energia solar fotovoltaica por estar dentre as maiores regiões em incidência de radiação. Entretanto, essa forma de energia ainda é pouco aproveitada na matriz energética nacional. Falta à sociedade brasileira o conhecimento sobre a importância do uso deste tipo de energia e as tecnologias ligadas ao seu aproveitamento. O objetivo deste trabalho é apresentar às indústrias paraibanas, através de um estudo de caso, a viabilidade do uso da energia renovável como fonte de energia elétrica e o desenvolvimento de um software para o dimensionamento do sistema gerador a partir da fonte escolhida. Esse resultado será alcançado com a participação da comunidade do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR) da UFPB e dos diretores e funcionários da empresa RAVA Embalagens, local onde será realizado o estudo de caso.

Coordenador do Projeto: Kleber Carneiro de Oliveira. E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Colaboradores Docentes: Raimundo A. Menezes Junior, Flavia de Medeiros Aquino e José Felix da Silva Neto.

Discentes: Bolsista: Jefferson Rafael.

Título do Projeto: Sistema eletrônico para conscientização de uso de água através de smartphone.

Resumo:O uso consciente da água atua diretamente no custo da energia elétrica, pois para que a água chegue em nossas residências existe um sistema de bombeamento, acionado por energia elétrica, que transporta a água da fonte até as torneiras. Assim, quanto menor o consumo de água, uma parcela do consumo elétrico também será reduzido. Com base no exposto é proposto um sistema de conscientização e de economia de energia e água. O sistema consiste em utilizar sensores para calcular, em tempo real, o uso da água, disponibilizando essa informação em tempo real ao usuário, seja por meio de tela LCD ou via smartphone. De forma complementar, há a possibilidade de ter um banco de dados com as medições, podendo o usuário, a qualquer momento, fazer comparativos, por meio de gráficos, do consumo de água. Além disso, o dispositivo será desenvolvido seguindo o princípio do dínamo eletromecânico de forma que ele possa gerar a energia para o sistema, obtendo, assim, a energia necessária para seu próprio funcionamento. O sistema pode ser complementado para uso em prédios públicos, servindo de conscientizador e regulador, ajudando a reduzir o desperdício de recursos.

Coordenador do Projeto: Cleonilson Protásio de Souza. E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Colaboradores Docentes: Fabricio Braga Soares de Carvalho e Rafael de Sousa Marinho.

Discentes: Bolsista: Nathália de Vasconcelos Silva.

Título do Projeto: Aperfeiçoamento de Sistemas de Captação e Armazenamento de Água para Assentamentos da Reforma Agrária Utilizando Painéis Solares Flutuantes.

Resumo:A produção familiar é a principal atividade econômica de diversas regiões brasileiras e precisa ser fortalecida, pois o potencial dos agricultores familiares na geração de empregos e renda é muito importante. É preciso garantir a eles acesso a tecnologias de baixo custo para a produção agroecológica sustentável. Nesse contexto, as fontes renováveis e alternativas de energia surgem como potencial estratégia a ser empregada em comunidades rurais, com o objetivo de melhorar as condições de vida destas populações. O objetivo principal da proposta é a implementação de um sistema de captação e armazenamento de água utilizando painéis solares flutuantes a partir de soluções técnicas e científicas compatíveis com a realidade e necessidade local, de fácil uso para os agricultores(as) familiares dos assentamentos, possibilitando o uso dessa energia nas unidades produtivas familiares de forma alternativa para bombeamento da água através de uma estrutura flutuante adaptada para conter o conjunto painel solar e bomba de captação. Além disso, será desenvolvida uma solução para armazenamento da água através da construção de uma cisterna. A equipe executora desta proposta apoiará a formação de técnicos das entidades parceiras desta ação e dos assentados na construção e troca de saberes e na promoção da autonomia deste público.

Coordenador do Projeto: Raimundo A. Menezes Junior. E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Vice Coordenador do Projeto: Flavia de Medeiros Aquino.

Colaboradores Docentes: José Félix da Silva neto, Kleber Carneiro de Oliveira e João Marcelo Dias Ferreira.

Discentes: Bolsista: Nickson Eduardo de Oliveira Lourenço; Colaboradores: Giancarlo Brandão, Andressa Sales, Samile Leite, Mateus Diniz, Lucas Maciel.

 


PROBEX 2013

 

Título do Projeto:  Avaliação Dos Sistemas De Redes De Sensores No Estado Da Paraíba Como Ferramenta Para A Implementação De Alertas Antecipadas De Emergências

Resumo: Redes de Sensores tem diversas aplicações em ciência e engenharia, fornecendo resultados mais confiáveis e exatos devido a suas propriedades intrínsecas, tais como: topologias, comunicações, redundância, complementaridade. Desta maneira, as redes de sensores podem ser utilizadas para a implementação de sistemas de previsão de dados meteorológicos e de alertas ante situações críticas ou de desastres naturais. No Brasil, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) utiliza estas redes de sensores e realiza a monitoração da Região Nordeste, entre as quais contempla os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte. Deve-se salientar que o estado da Paraíba não se encontra entre os estados monitorados, devido principalmente à falta de mapeamentos de áreas de risco de prováveis desastres naturais. Com a finalidade de integrar o estado da Paraíba no programa de monitoração do CEMADEN, é que este projeto tem como objetivo realizar o estudo e avaliação dos sistemas de redes de sensores no estado da Paraíba para que sejam utilizados como ferramentas para a implementação futura de alertas antecipadas de emergências para casos de situações críticas ou desastres naturais. Assim também, este projeto vinculará à Defesa Civil na Paraíba com o CEMADEN e os locais de risco iminente na Paraíba.

Coordenador: Juan Moises Mauricio Villanueva.

Docentes Colaboradores: Rafael de Sousa Marinho, Fabricio Braga Soares de Carvalho.

Colaboradores: Elder Helon Tavares Nogueira, Joabe de Moraes Brasil.

Discentes: Auritonio Gerônimo Guimarães, Thiago Rodrigues da Nobrega.

Parceiros: Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA); Defesa Civil da Paraíba.

Período de Realização: 01/05/13 a 31/12/13.

 

Título do Projeto:  Energia Solar Fotovoltaica como fonte de geração de energia complementar na indústria paraibana: Um estudo de caso.

Resumo: Embora sejam muito grandes as reservas de petróleo, gás e carvão no mundo, a disponibilidade desses recursos fósseis diminui a cada dia que passa por conta de sua quantidade limitada na natureza. Neste contexto, as fontes renováveis de energia passam a receber maior atenção em todo o mundo. O Brasil, especialmente a região Nordeste, apresenta um dos maiores potenciais do mundo em produção de energia solar fotovoltaica por estar dentre as maiores regiões em incidência de radiação. Entretanto, essa forma de energia ainda é pouco aproveitada na matriz energética nacional. Falta à sociedade brasileira o conhecimento sobre a importância do uso deste tipo de energia e as tecnologias ligadas ao seu aproveitamento. O objetivo deste trabalho é apresentar às indústrias paraibanas, através de um estudo de caso, a viabilidade do uso da energia solar como fonte de energia elétrica. Esse resultado será alcançado com a participação da comunidade do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR) da UFPB e dos diretores e funcionários da empresa RAVA Embalagens, local onde será realizado o estudo de caso.

Coordenador: João Marcelo Dias Ferreira.

Docente Colaborador: José Felix da Silva Neto.

Discentes: Diego Heleno de Assis Pires Melo, Michele Gomes da Silva.

Parceiro: RAVA Embalagens Indústria e Comércio.

Período de Realização: 01/05/13 a 31/12/13.

Título do Projeto:  Tecnologia Assistiva: Uso de processamento de sinais e transmissão sem fio para o auxílio de mães e pais portadores de necessidades especiais (deficiência auditiva)

Resumo: Este projeto contempla a concepção de um sistema de auxílio a mães e pais com necessidades especiais (deficiência auditiva), para que detectem de maneira prática quando seu bebê está chorando. Trata-se de uma “Babá eletrônica” inicialmente voltada ao mercado de pessoas com necessidades especiais, mas que pode se tornar atrativo para o público geral, por conta de sua praticidade. Os dois principais gargalos tecnológicos do projeto são a detecção do choro (em meio aos ruídos normais de um quarto de bebê, e mesmo de seus sons que não externam desconforto) e a concepção de uma unidade de sinalização com dimensões extremamente reduzidas e baixo consumo de energia, que deve comportar não apenas um transceptor 2.4GHz como um dispositivo de vibração (“vibra-call”).

Coordenador: Antonio Augusto Lisboa de Souza.

Docente Colaborador: Juan Moisés Maurício Villanueva.

Colaborador: Ana Caline Escarião de Oliveira

Discentes: Higo Thaian Pereira da Silva, Jonathan Jefferson Pereira Moura.

Período de Realização: 01/05/13 a 31/12/13.

 

Título do Projeto: Inovação Tecnológica no Setor Agrícola Paraibano por meio da Inserção de Técnicas de Sensoriamento Remoto

Resumo: Nos dias atuais é crescente a busca por tecnologias que permitam a obtenção de informações sobre a produção de alimentos, uma vez que o consumo destes é sempre crescente. Além disso, se faz necessário a obtenção de informações precisas e em tempo hábil, para que os produtores agrícolas possam tomar medidas de ações rápidas com o intuito de reduzir seus custos de produção, possibilitando assim, uma maior produtividade, com produtos de melhor qualidade e menor custo. Por meio da tecnologia de sensoriamento remoto é possível se obter informações sobre o nível de água existente no solo possibilitando de forma direta o uso racional de água e eletricidade e de forma indireta, a redução do uso de agrotóxicos e adubos químicos. Com o intuito de manter a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, pretende-se realizar o estudo e desenvolvimento de sensores de umidade de solo de baixo custo utilizando os conhecimentos e tecnologias disponíveis na UFPB. A utilização de sensores de umidade do solo permite a difusão de conhecimentos técnicos à empresa parceira, e a consequente c0apacitação do corpo técnico. O controle da umidade do solo possibilita o acompanhamento de forma exata de grandezas relacionadas ao agronegócio, possibilitando aos agricultores fazer os ajustes necessários para obter o aproveitamento ótimo do plantio.

Coordenador: Euler Cássio Tavares de Macedo.

Discentes: Geórgia de Souza Rolim, Jordan da Silva Floriano, José Torres Coura Neto, Antônio Rafael Paz de Queiroz.

Período de Realização: 02/05/2013 a 30/12/2013.

 

Título do Projeto: Universidade e escola: Despertando o interesse pela ciência aeronáutica

Resumo: É notória a deficiência na difusão da prática tecnológica do ensino básico, tal justificativa reforça ainda mais a intenção de transmitir o conhecimento para o público alvo. No cenário atual, o estudo da aeronáutica ganha cada vez mais importância, devido aos avanços tecnológicos e a necessidade de maior conforto e eficiência ligada ao setor. Os investimentos são cada vez maiores na área de projetos e a busca por criatividade, inovação e atualização é fator determinante para um melhor desempenho no mercado. A inserção de alunos do ensino básico neste cenário mostra o início da mudança de uma visão futurística onde o Brasil passa a ser formador e não um importador de mão de obra qualificada. Com base na necessidade apresentada, foi elaborado um projeto multidisciplinar através de ação interna universitária que obteve êxito ao longo dos anos que busca introduzir a comunidade na área tecnológica e incentivar a escolha das Engenharias como carreira universitária.

Coordenador: Gilberto Augusto Amado Moreira.

Discentes: Amadeus Cavalcanti Salvador de Alcântara, Amanda Daiana Barboza da Silva, Elvis Delano Alves Vieira, Igor Brederodes Barros, Luiz Guilherme Brito de Almeida, Mikaelle Lopes Diniz, Oton Mathews Cardoso e Dantas, Ully Queiroz Espínola de Siqueira Moura.

Período de Realização: 02/05/2013 a 02/01/2014.


PROBEX 2012

 

 

Título do Projeto: A Atividade Agrícola Paraibana: Levantamento das Possibilidades de Inovação Através da Inserção Técnicas De Sensoriamento Remoto

Resumo: Nos dias atuais é crescente a busca por tecnologias que permitam a obtenção de informações sobre a produção de alimentos, uma vez que o consumo destes é sempre crescente. Além disso, se faz necessário a obtenção de informações precisas e em tempo hábil, para que os produtores agrícolas possam tomar medidas de ações rápidas com o intuito de reduzir seus custos de produção e dessa maneira possibilitar um produto de melhor qualidade com menor custo para a sociedade como um todo. A tecnologia do sensoriamento eletrônico remoto apresenta um grande potencial para ser utilizada na agricultura. Através desta técnica, é possível por exemplo, obter informações tais como, o nível de água existente no solo, e dessa maneira reduzir custos com a irrigação, ou disponibilizar características climáticas, como temperatura ambiente e umidade relativa do ar da área de plantio, auxiliando o produtor rural na escolha da cultura ideal para cada tipo de solo existente na região. Nesse projeto de extensão universitária, é proposta inicialmente a realização de um levantamento das possibilidades de inovação tecnológica através da inserção de técnicas de sensoriamento remoto. O sensoriamento remoto, implementado com o emprego de redes de sensores sem fio, permite o acompanhamento preciso de grandezas relacionadas ao agronegócio, possibilitando aos agricultores fazer os ajustes necessários para obter o aproveitamento ótimo de cada tipo de plantio. O projeto tem como objetivo principal a inserção de estudantes extensionistas, graduandos do curso de Engenharia Elétrica, nas principais agroindústrias da nossa região por meio de estágios de curta-duração.

Coordenador: Euler Cássio Tavares de Macedo

Docentes Colaboradores: Alexandre Cézar de Castro, Antonio Augusto Lisboa de

Souza Cleonilson Protásio de Souza, Fabiano Salvadori, Isaac Soares de Freitas.

Período de Realização: 03/05/2012 a 30/12/2012.

 


 PROBEX 2011 

 

Título do Projeto:  A Indústria Paraibana: Levantamento Das Possibilidades De Inovação Através Da Engenharia.

Resumo: Um dos principais obstáculos para a inovação tecnológica na indústria brasileira é a falta de comunicação efetiva entre a universidade e as indústrias em seu entorno. Com isso, diversas pesquisas científicas são baseadas em problemas originados “em laboratório” e não em situações reais dos ambientes industriais. Em uma perspectiva acadêmica, obter um levantamento dos problemas da indústria local, oferece aos pesquisadores um potencial meio de desenvolvimento de soluções inovadoras e com aplicação real. Em uma perspectiva social, ter a universidade como parceira para proveito tecnológico é de grande valia para a comunidade industrial. Dessa forma, este projeto de extensão tem como objetivo principal a inserção de estudantes extensionistas, graduandos do curso de Engenharia Elétrica, nas principais industriais paraibanas a fim de realizar um levantamento das possibilidades de inovação em que o DEE possa desenvolver em suas pesquisas tecnológicas e científicas. Assim, pretende-se levantar problemas internos de indústrias (micro, pequena, médio ou grande) em que pesquisadores do DEE possam tentar solucionar através de pesquisas científicas e tecnológicas.

Coordenador: Cleonilson Protásio de Souza.

Discentes: Ithyara Dheylle M.de Medeiros, Rafael Duarte Limeira, Francisco Assis de Sousa Neto e Kamilla Maia Barreto.

Período de Realização: 16/05/11 a 16/12/11.