www.brasil.gov.br
LogoCEAR150

CEAR

Centro de Energias Alternativas e Renováveis

Universidade Federal da Paraíba

Extensão CEAR

Extensões PROBEX 2014

 

Título do Projeto: Inovação Tecnológica no Setor Agrícola Paraibano por meio da Inserção de Técnicas de Sensoriamento Remoto-Parte II

 

Resumo: Por meio da tecnologia de sensoriamento remoto é possível se obter informações sobre o nível de água existente no solo possibilitando de forma direta o uso racional de água e eletricidade e de forma indireta, a redução do uso de agrotóxicos e adubos químicos. Com o intuito de manter a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, pretende-se realizar o estudo e desenvolvimento de sensores de umidade de solo de baixo custo utilizando os conhecimentos e tecnologias disponíveis na UFPB. A utilização de sensores de umidade do solo permite a difusão de conhecimentos técnicos à empresa parceira, e a consequente c0apacitação do corpo técnico. O controle da umidade do solo possibilita o acompanhamento de forma exata de grandezas relacionadas ao agronegócio, possibilitando aos agricultores fazer os ajustes necessários para obter o aproveitamento ótimo do plantio.

Coordenador do Projeto: Prof. Euler Cássio Tavares de Macêdo

Colaboradores Docentes: Nady Rocha, Juan Mauricio Villanueva e Lucas Vinicius Hartmann.

 

 

Título do Projeto: Universidade e escola: Despertando o interesse pela ciência aeronáutica.

 

Resumo: É notória a deficiência na difusão da prática tecnológica do ensino secundário, tal afirmação reforça ainda mais a intenção de transmitir o conhecimento para o público alvo. No cenário atual, o estudo da aeronáutica ganha cada vez m ais importância, devido aos avanços tecnológicos e a necessidade de maior conforto e eficiência ligada ao setor. Os investimentos são cada vez maiores na área de projetos e a busca por criatividade, inovação e atualização é fator determinante para um melhor desempenho no mercado. A inserção de alunos do ensino básico e fundamental neste cenário mostra o início da mudança de um a visão futurística onde o Brasil passa a ser formador e não um importador de mão de obra qualificada. Com base na necessidade apres entada, foi elaborado um projeto multidisciplinar através de ação interna universitária que obteve êxito ao longo dos anos que busca introduzir a com unidade na área tecnológica e incentivar a es colha das Engenharias com o carreira universitária.

Coordenador do Projeto: Prof. Gilberto Augusto Amado Moreira

 

 

Título do Projeto: Sistemas de Redes de Sensores como Ferramenta para a Implementação de Alertas Antecipados de Emergência: Estudo de Caso Bairro do Timbó/João Pessoa.

 

Resumo: O monitoramento de chuvas no território brasileiro é de fundamental importância quanto a ativação de alertas de emergências frente a situações críticas ou desastres naturais. Embora, no Brasil, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) realize esta função, o estado da Paraíba encontra-se com diversas deficiências quanto a este tipo de monitoramento e ativação de alertas se refere, devido principalmente à falta de mapeamentos de áreas de risco de prováveis desastres naturais. Assim, este projeto tem como objetivo realizar a avaliação, estudo e implementação de uma rede de sensores de baixo custo para medição da intensidade de chuvas, baseada nos conceitos de redes de sensores, visando assim, a implementação futura de um sistema de alertas de emergências ativadas pelas chuvas, mitigando o número de pessoas atingidas por este fenômeno natural. Como estudo de caso, foi selecionada a localidade do Timbó, localizado no município de João Pessoa. Este projeto conta com o apoio da Defesa Civil do Município de João Pessoa e a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA). Cabe destacar que este projeto dará a continuidade ao projeto de extensão desenvolvido no PROBEX/2013.

Coordenador do Projeto: Prof. Juan Moises Mauricio Villanueva.

Colaboradores Docentes: Fabricio Braga Soares de Carvalho, Rafael de Sousa Marinho, Euler Cássio Tavares de Macedo e Issac Maia Pessoa.

 

 

Título do Projeto: Avaliação do Uso de Energia Solar Fotovoltaica na Irrigação de Áreas de Agricultura Familia 

Resumo: Uma das áreas que desempenha um importante papel na economia e sociedade brasileiras é a agricultura. Contudo, o desenvolvimento da mesma a nível de produção familiar somente é viável e rentável na medida que sejam adotadas tecnologias racionais que possibilitem a obtenção de produtos competitivos. Nesse sentido o desenvolvimento de tecnologias que possibilitem a redução dos custos do processo de produção é uma importante ferramenta para a agricultura familiar sustentável. Com o desenvolvimento do Programa de Extensão Uso de Energia Solar para a produção de eletricidade na irrigação de áreas de agricultura familiar vem possibilitar este desenvolvimento, visto que esta é uma forma de energia mais barata e de fonte perene, sendo utilizada como meio de suprir a demanda de energia elétrica utilizada na irrigação do plantio de culturas frutíferas e hortaliças. O objetivo principal desta proposta é avaliar o efeito deste uso de energia como metodologia para o desenvolvimento rural dos municípios de Mamanguape e Boqueirão. Como resultados desta ação de extensão espera-se determinar os parâmetros positivos e negativos da ação de extensão a qual o projeto está vinculado, bem como o empoderamento e difusão desses conhecimentos e da tecnologias adotados pela comunidade de forma continuada e disseminada.

Coordenadora do Projeto: Prof.ª Kelly Cristiane Gomes da Silva.

Vice Coordenador do Projeto: Prof. José Felix da Silva Neto.

Colaboradores Docentes: José Mauricio A. de M. Gurgel, Zaqueu Ernesto da Silva, Mauricio Javier de Levin e Roseilton Fernandes dos Santos.

 

 

Título do Projeto: Desenvolvimento de software para dimensionamento de sistemas de energia renováveis aplicados à indústria paraibana.

 

Resumo: Embora sejam muito grandes as reservas de petróleo, gás e carvão no mundo, a disponibilidade desses recursos fósseis diminui a cada dia que passa por conta de sua quantidade limitada na natureza. Neste contexto, as fontes renováveis de energia passam a receber maior atenção em todo o mundo. O Brasil, especialmente a região Nordeste, apresenta um dos maiores potenciais do mundo em produção de energia solar fotovoltaica por estar dentre as maiores regiões em incidência de radiação. Entretanto, essa forma de energia ainda é pouco aproveitada na matriz energética nacional. Falta à sociedade brasileira o conhecimento sobre a importância do uso deste tipo de energia e as tecnologias ligadas ao seu aproveitamento. O objetivo deste trabalho é apresentar às indústrias paraibanas, através de um estudo de caso, a viabilidade do uso da energia renovável como fonte de energia elétrica e o desenvolvimento de um software para o dimensionamento do sistema gerador a partir da fonte escolhida. Esse resultado será alcançado com a participação da comunidade do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR) da UFPB e dos diretores e funcionários da empresa RAVA Embalagens, local onde será realizado o estudo de caso.

Coordenador do Projeto: Prof. Kleber Carneiro de Oliveira.

Colaboradores Docentes: Raimundo A. Menezes Junior, Flavia de Medeiros Aquino e José Felix da Silva Neto.

  

Título do Projeto: Sistema eletrônico para conscientização de uso de água através de smartphone

 

Resumo: O uso consciente da água atua diretamente no custo da energia elétrica, pois para que a água chegue em nossas residências existe um sistema de bombeamento, acionado por energia elétrica, que transporta a água da fonte até as torneiras. Assim, quanto menor o consumo de água, uma parcela do consumo elétrico também será reduzido. Com base no exposto é proposto um sistema de conscientização e de economia de energia e água. O sistema consiste em utilizar sensores para calcular, em tempo real, o uso da água, disponibilizando essa informação em tempo real ao usuário, seja por meio de tela LCD ou via smartphone. De forma complementar, há a possibilidade de ter um banco de dados com as medições, podendo o usuário, a qualquer momento, fazer comparativos, por meio de gráficos, do consumo de água. Além disso, o dispositivo será desenvolvido seguindo o princípio do dínamo eletromecânico de forma que ele possa gerar a energia para o sistema, obtendo, assim, a energia necessária para seu próprio funcionamento. O sistema pode ser complementado para uso em prédios públicos, servindo de conscientizador e regulador, ajudando a reduzir o desperdício de recursos.

Coordenador do Projeto: Prof. Cleonilson Protásio de Souza

Colaboradores Docentes: Fabricio Braga Soares de Carvalho e Rafael de Sousa Marinho.

 

 

Título do Projeto: Aperfeiçoamento de Sistemas de Captação e Armazenamento de Água para Assentamentos da Reforma Agrária Utilizando Painéis Solares Flutuantes

 

Resumo: A produção familiar é a principal atividade econômica de diversas regiões brasileiras e precisa ser fortalecida, pois o potencial dos agricultores familiares na geração de empregos e renda é muito importante. É preciso garantir a eles acesso a tecnologias de baixo custo para a produção agroecológica sustentável. Nesse contexto, as fontes renováveis e alternativas de energia surgem como potencial estratégia a ser empregada em comunidades rurais, com o objetivo de melhorar as condições de vida destas populações. O objetivo principal da proposta é a implementação de um sistema de captação e armazenamento de água utilizando painéis solares flutuantes a partir de soluções técnicas e científicas compatíveis com a realidade e necessidade local, de fácil uso para os agricultores(as) familiares dos assentamentos, possibilitando o uso dessa energia nas unidades produtivas familiares de forma alternativa para bombeamento da água através de uma estrutura flutuante adaptada para conter o conjunto painel solar e bomba de captação. Além disso, será desenvolvida uma solução para armazenamento da água através da construção de uma cisterna. A equipe executora desta proposta apoiará a formação de técnicos das entidades parceiras desta ação e dos assentados na construção e troca de saberes e na promoção da autonomia deste público.

Coordenador do Projeto: Prof. Raimundo A. Menezes Junior.

Vice Coordenadora do Projeto: Prof.ª Flavia de Medeiros Aquino.

Colaboradores Docentes: José Félix da Silva neto, Kleber Carneiro de Oliveira e João Marcelo Dias Ferreira.