Você está aqui: Página Inicial > Contents > Páginas > Conteúdo do Menu Departamento > Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica - PPGEE

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica - PPGEE

por Alvan CEAR publicado 17/03/2021 14h38, última modificação 17/03/2021 14h38

Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal da Paraíba PPGEE-UFPB oferece curso em nível de mestrado acadêmico na área de concentração de Sistemas de Energia.

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica foi aprovado pela CAPES e iniciou suas atividades em primeiro de janeiro de 2011. Contando com a participação de 10 (dez) professores do Departamento de Engenharia Elétrica - DEE, e um professor colaborador, Dr. Cursino Brandão Jacobina, da Universidade Federal de Campina Grande. Hoje o programa possui dezessete (17) professores entre permanentes e colaboradores.

O programa foi criado com o objetivo de realizar pesquisa e desenvolvimento tecnológico na área de concentração de sistema de energia. A área de concentração inicialmente foi dividida em duas linhas de pesquisa: Otimização de Sistemas de Energia e Sistemas Eletroeletrônicos Energeticamente Eficientes. Recentemente, o programa percebeu a necessidade de separar a linha de otimização em duas linhas de pesquisa. Desta maneira, desde julho de 2016, com a aprovação da nova resolução do PPGEE, Resolução Nº 33/2016, o programa passou a ter três linhas pesquisas denominadas: a) Otimização de Sistemas de Energia, b) Sistemas Eletrônicos e Automação e c) Sistemas de Potência.

Linhas de Pesquisas

Otimização de Sistemas de Energia

Otimização de Sistemas de Energia tem como objetivo desenvolver pesquisas que envolvam a modelagem de sistemas, simulação estática e dinâmica utilizando métodos numéricos e analíticos por meio de técnicas computacionais avançadas, de forma a permitir a avaliação e otimização desses sistemas.

Sistema Eletrônico e Automação

Sistemas Eletroeletrônicos Energeticamente Eficientes e hoje denominado sistema eletrônico e automação tem como objetivo estudos, pesquisa e proposições inovadoras que promovam melhoria dos níveis de eficiência energética em sistemas eletroeletrônicos, tanto residenciais quanto industriais. As pesquisas são orientadas no desenvolvimento de sistemas de baixo-consumo e na otimização dos sistemas existentes.

Sistemas de Potência

O objetivo dessa linha é desenvolver pesquisas que envolvam a modelagem de sistemas, simulação estática e dinâmica utilizando métodos numéricos e analíticos por meio de técnicas computacionais avançadas, de forma a permitir a avaliação e otimização desses sistemas.

Para mais informações acessar a página oficial do PPGEE:

Coordenação do Programa