Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Institucional > História
conteúdo

História

por danielrocha publicado 11/01/2017 12h09, última modificação 04/05/2021 17h55

A proposta de criação do Centro Energias Alternativas e Renováveis (CEAR) é uma resposta direta a tendência mundial crescente de desenvolvimento de fontes de energia alternativas e renováveis e para formação de profissionais de excelência com capacidade para atuar no mercado de energia. O CEAR, como descrito neste documento, será estruturado para ser um ponto de destino para pesquisadores e empresas interessados em avançar, desenvolver e usar tecnologias no contexto de energia renovável e de suas diversas aplicações relacionadas. Além de ter a pretensão de vir a ser líder na formação de recursos humanos com a promoção da educação relacionada com a energia e o desenvolvimento de políticas públicas eficazes que conduzam a uma maior utilização e aplicação de tecnologias de energia renovável.

O CEAR tem a pretensão de ser autossustentável na produção e distribuição de energia, assim deverá utilizar fontes de energia solar, eólica, biomassa e gás natural para produzindo suas necessidades energéticas. Além disso, deverá oferecer espaço de negócios para incubadora, laboratórios específicos de estudos em geração e tratamento da energia, centro de conferências e instalações de sala de aula.

A proposta principal do CEAR é combinar a experiência de mais de 30 anos em pesquisa em energia solar e biocombustíveis do Laboratório de Energia Solar (LES) com o potencial da equipe de professores do Departamento de Engenharia Elétrica (DEE) da UFPB, consolidado pela criação e aprovação pela CAPES do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) na área de energia, e com outros grupos que atuam no Centro de Tecnologia com o propósito de formar um Centro de Pesquisa e de Ensino destinado a propor soluções aos problemas energéticos. A proposta tem a pretensão de assumir a liderança na pesquisa e no desenvolvimento de líderes, especialistas e profissionais para atender o crescimento da demandas no mercado de trabalho.

O LES que foi pioneiro na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de aproveitamento da energia solar, ainda na década de 70, será integrado à estrutura laboratorial do CEAR e possui vantagens do acúmulo de experiências em pesquisa em energia solar térmica. Toda essa experiência acumulada servirá como referência para o avanço nas pesquisas rumo à produção de energia termossolar via ciclos de potência a vapor, conversão fotovoltaica e a experiência de ensino de graduação, pós-graduação e extensão de seus pesquisadores para graduar e pós-graduar engenheiros que sejam capazes de lidar com uma ampla gama de tecnologias de energias renováveis e sua utilização. Isto inclui a geração de eletricidade a partir de sistemas solares térmicos, fotovoltaicos, geradores eólicos, biomassa, células de combustível e gás natural.

Conheça o projeto de criação do CEAR