Você está aqui: Página Inicial > Contents > Destaques > Recepção dos alunos do CEAR – 2022.1

Recepção dos alunos do CEAR – 2022.1

publicado: 14/08/2022 21h36, última modificação: 14/08/2022 21h49

Como boas vindas ao período que se inicia, haverá a Recepção dos alunos do CEAR – 2022.1 a partir do dia 15 de agosto.

O Grupo PET- Elétrica, juntamente ao CEAR, prepararam diversas atividades para as duas primeiras semanas do período, a conhecida "Recepção aos Feras", evento de boas-vindas que busca principalmente apresentar o ambiente universitário para os novos alunos, mas que este semestre contará com atividades voltadas também aos alunos veteranos.

Na abertura do evento, às 08h (15/08), os alunos conhecerão as coordenações de curso e direção do centro e, após o coffee break, alguns professores convidados explicarão melhor as especialidades em cada curso. O segundo dia (16/08), é o momento dos alunos conhecerem alguns dos projetos que eles podem participar dentro da universidade e, em seguida, ocorrerá um tour pelas instalações da UFPB.

O terceiro dia (17/08), se destina à visita aos laboratórios mais frequentados pelos estudantes ao longo da graduação. Posteriormente, na quinta feira (18/08), acontecerá a primeira atividade voltada também aos alunos veteranos: uma mesa redonda, que contará com a participação de representantes das empresas CM Serviços e Engenharia, SmartSun e EPASA, um momento em que é permitido conhecer de perto o perfil que as empresas buscam em um engenheiro, contando também com oportunidades de estágio. Logo após, às 17h, uma ação integrativa será realizada em parceria com o Centro Acadêmico de Engenharia Elétrica, em que haverá uma série de jogos, com o objetivo de gerar uma interação entre os estudantes.

Finalizando a semana, será ministrado o Minicurso de Eletricidade Básica, realizado na sexta (19/08) e sábado (20/08) da mesma semana. Essa atividade tem como objetivo introduzir com aulas teóricas e práticas os principais conceitos da eletricidade e instrumentos que serão frequentemente utilizados na graduação, bem como suas funções e aplicações.
    Para a segunda semana, ocorrerá uma série de palestras destinadas a todo o público discente do CEAR. No dia 22 o Luiz Pita, egresso do grupo PET Elétrica, compartilhará o seu relato de experiência como ex aluno e atual pesquisador do CNPQ. Em seguida, o Professor Doutor Felipe Lopes ministrará a palestra “Os Caminhos da Energia Elétrica e o Papel Engenharia”. Por fim, na quarta feira (24/08), a conselheira do CREA – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia–, Carmem Eleonora falará um pouco sobre Ética profissional, palestra importante principalmente para quem está prestes a adentrar no mercado de trabalho.

No último dia do evento (26/08), o grupo PET Elétrica organizará um segundo minicurso, chamado de “Garagem do PET”, no qual os inscritos aprenderão em detalhes como confeccionar suas próprias placas de circuito impresso. Logo após, às 14h,  ocorrerão duas palestras. A primeira como vídeo conferência, com a intercambista Marcela Lopes, entitulada de “Intercâmbio Brafitec e Inserção no Mercado Francês ”. Por fim, a Psicóloga Marcelle Milca conduzirá uma conversa sobre como manter o equilíbrio mental nos dias de hoje, em meio ao ambiente universitário.

As inscrições para o evento acontecem por meio da plataforma sigeventos https://sigeventos.ufpb.br/eventos/public/evento/recepcaocear (Esse é o link certo?), por meio do qual será gerado o certificado de participação.

Para mais informações, entrem em contato pelo email pet.eletrica@cear.ufpb.br ou Instagram: https://www.instagram.com/peteletrica/.

Fotos: