www.brasil.gov.br
LogoCEAR150

CEAR

Centro de Energias Alternativas e Renováveis

Universidade Federal da Paraíba

Parceiros do CBA 2018 realizam exposições em stands

O Congresso Brasileiro de Automática (CBA) 2018 vem promovendo, no Hotel Tambaú, o debate sobre as inovações tecnológicas presentes na engenharia com especialistas, desenvolvedores e estudantes. Além de plenárias, minicursos e apresentações, parceiros do Congresso expõem seus produtos e serviços em stands.

O CBA 2018 está em sua XXII edição e este ano é sediado em João Pessoa, na Paraíba. O evento é realizado pelo Centro de Energias Alternativas e Renováveis da UFPB e conta com a co-realização do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). O CBA 2018 é uma promoção da Sociedade Brasileira de Automática (SBA), do International Federation of Automatic Control (IFAC), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

O Congresso conta com o apoio do programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) e do Programa de Educação Tutorial (PET) de Engenharia Elétrica, ambos da UFPB. É apoiado também pelo Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) filial UFPB, pela COMAU e pela startup Inovathys sistemas inteligentes. Além de ter como patrocinadores a Link Solutions, HMINI, ROHDE&SCHWARZ, Epasa Centrais Elétricas da Paraíba S.A., OPAL-RT Technologies, Keysight Technologies, a DataSonic e a Signum Technologies Measurement & Automation.

Para o representante da Comau, Anderson da Silva, a parceria da empresa com o Congresso é importante para a divulgação de seu produto. “Estamos divulgando um produto que é altamente competitivo no mercado e utilizado por diversas empresas no país. Hoje nós estamos expondo um robô, um braço mecânico, que é usado, por exemplo, pela Jeep que tem mais de mil robôs da Comau trabalhando na fabricação e montagem dos carros. Esses robôs podem ser utilizados para pintar, soldar ou qualquer outra atividade”, disse.

Manuchi Dansa teve seu artigo científico aceito pelo CBA 2018 e se impressionou com os novos produtos do mercado através dos stands. “Sou aluno do mestrado e há pouco tempo comecei a estudar essa área de controle e é um momento muito especial pois tive um artigo aceito aqui no CBA. Acabei de ver a apresentação da Comau, uma empresa que trouxe para o stand um braço mecânico bastante interessante e que pode ser usado para transportar peças e outras atividades”, afirmou.

Celso Padilha, expositor da startup Inovathys sistemas inteligentes, destacou a importância do evento em trazer o contato entre alunos e empresas, além do conteúdo técnico. “Um evento como esse traz além de oportunidade, conhecimento para todos. Então para nós como empresa é essencial para fazer o networking, aprender conteúdo técnico e fazer negócios”, concluiu.

Todos os parceiros do CBA 2018 contaram com stands para exposição de seus produtos e serviços durante todos os dias do evento.

Por Priscila Monteiro e Niberlandio Lucena