www.brasil.gov.br
LogoCEAR150

CEAR

Centro de Energias Alternativas e Renováveis

Universidade Federal da Paraíba

Desafios no Desenvolvimento Energéticos são destaque do Solar Summit 2018

A primeira mesa do Fórum Solar Summit 2018 trouxe como tema os Desafios no Desenvolvimento Energético e na Regulação. O debate foi traçado entre profissionais e especialistas nacionais de Energia.

A temática ganhou destaque na mesa redonda inaugural do Fórum sobre Energia Solar Fotovoltaica (hiperlink para primeira matéria) que aconteceu na sexta-feira, dia 03, na Universidade Federal da Paraíba. Fizeram parte da mesa o presidente do Sindicato da Indústria de Fabricação de Álcool do Estado da Paraíba (SINDALCOOL-PB) Edmundo Barbosa, mediador da mesa, o diretor de Estudos de Energia Elétrica da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) Amilcar Guerreiro, o especialista em regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e secretário de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia Deusdete Queiroga.

O diretor de Estudos em Energia Elétrica da EPE Amilcar Guerreiro pontuou os desafios na produção de energia fotovoltaica em comparação aos existentes na produção de energia elétrica, destacando a interferência na produção pela variação dos ventos nas usinas de Energia Solar.

O especialista em regulação da ANEEL Fabricio Barbosa ressaltou o potencial paraibano para a produção de Energia Fotovoltaica enfatizando na geração distribuída de energia (GD). “As regras para geração distribuída focam em outros aspectos e hoje tem o objetivo maior de estimular e desenvolver a tecnologia do país e fazer com que as pessoas possam de fato instalar essa tecnologia”, afirmou.

Por Priscila Monteiro