www.brasil.gov.br
LogoCEAR150

CEAR

Centro de Energias Alternativas e Renováveis

Universidade Federal da Paraíba

Fórum sobre Energia Solar Fotovoltaica reúne 350 participantes na UFPB

Ainda repercute a primeira edição do Fórum Solar Summit 2018, ocorrido na Universidade Federal da Paraíba. A proposta do evento foi debater sobre a energia Fotovoltaica no estado: desafios e casos de sucesso com os representantes nacionais, do setor energético, e a participação de empresários do agronegócio e estudantes paraibanos.

 

 

A abertura solene do evento foi feita pela reitora da UFPB, professora Doutora Margareth Diniz, com a participação do diretor do Centro de Energias Alternativas e Renováveis da Paraíba (CEAR) Professor Doutor Zaquel Ernesto, do presidente do Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool do Estado da Paraíba (SINDALCOOL - PB) Edmundo Barbosa, do Especialista em Regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) Fabrício Bernardo e do presidente da Fundação de Apoio a Pesquisa na Paraíba (FAPESQ) Claudio Furtado.

A reitora da Universidade Federal da Paraíba, Margareth Diniz, destacou a oportunidade de crescimento acadêmico que o evento proporciona aos estudantes e a satisfação em receber um evento de proporções nacionais. “Um evento dessa natureza que a princípio era de uma propositura de abrangência local que hoje se torna um evento de abrangência nacional”, destacou.

O presidente do SINDALCOOL - PB Edmundo Barbosa falou sobre a parceria traçada com a UFPB, “eu tenho conversado (com os professores da Universidade) e mostrado as oportunidades de ampliar estágios e o desenvolvimento da Energia Fotovoltaica aqui na Paraíba, inclusive em consórcio com a produção de etanol”, concluiu.

A cerimônia de inauguração foi seguida por uma mesa redonda que discutiu os Desafios no Desenvolvimento Energético e na Regulação. Participaram da mesa o especialista da ANEEL Fabricio Bernardo, o presidente do SINDALCOOL - PB Edmundo Barbosa, o diretor de Estudos em Energia Elétrica da (EPE) Amilcar Guerreiro e o secretário de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia do Estado Deusdete Queiroga.

O evento ocorreu no Auditório da Reitoria da UFPB durante toda a sexta-feira com a programação distribuída em mesas redondas, exposição de casos de sucesso e debate sobre a Agenda 2020-2030. De acordo com dados da organização do evento, ao todo foram 350 inscritos no Fórum Solar Summit, sendo 240 estudantes e interessados na área, além de 90 empresários do setor.

Por Priscila Monteiro